Tema espírita integra programa da Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Espíritas alagoanos, simpatizantes ou mesmo pessoas que têm curiosidade em relação à chamada Doutrina dos Espíritos, codificada pelo cientista francês Allan Kardec, têm duas boas opções neste final de mês para reflexão sobre a temática da reencarnação e seu papel no processo evolutivo: o Filme dos Espíritos, que estreou no último dia 7 e continua em cartaz nas salas de cinema do Maceió Shopping e no Pátio Maceió, e duas palestras previstas na programação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

17/10/2011 12h02 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Marion Aubrée

Graça Carvalho - jornalista

Baseado no Livro dos Espíritos, primeira obra publicada por Kardec, o filme tem como personagem principal o psiquiatra Bruno Alves, um homem que, atormentado por conta da morte da sua mulher, passa a adotar posturas suicidas, até que um presente de um estranho muda o rumo de sua vida e o faz compreender as causas e consequências de fatos ocorridos em sua vida (atual e passada).

Bienal do Livro – No próximo sábado, 22, às 16h, a palestra (gratuita): “A Mesa, o Livro e os Espíritos”, que acontecerá durante a da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió, vai dar mais uma oportunidade a quem deseja conhecer mais sobre a gênese, evolução e atualidade do movimento social espírita no Brasil e na França.

A palestra será proferida pela professora e antropóloga, a francesa Marion Aubrée, doutora em Etnologia, Antropologia e Ciência das Religiões pela Universidade de Paris VII e pesquisadora integrante do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris (CRBC/EHESS). Há mais de 30 anos, Marion estuda as diversas formas de religião, tendo o Brasil como palco de grande parte de suas pesquisas.

Também na Bienal, no sábado, 22, às 18h, o jornalista André Trigueiro abordará o tema “Espiritismo e Ecologia”. Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, André Trigueiro é pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”. É autor de obras ligadas à gestão ambiental, entre elas, "Meio Ambiente no século XXI", e “Espiritismo e Ecologia”.