Sexualidade, violência e outros temas em debate no Congresso Acadêmico

19/10/2011 11h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

O Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (Nevial) promove nesta quarta-feira, 19 de outubro, o 1º Encontro de Estudos Sobre a Violência com o tema “Dialogando sobre a Violência”. Como parte das novas atividades do Congresso Acadêmico, o evento terá como palestrante inicial o professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, Luiz Claudio Lourenço, que proferirá a palestra "Os impactos da violência no tecido social: desafios e perspectivas", a partir das 19h, no auditório Nabuco Lopes, no prédio da Reitoria.

O evento prossegue durante toda a quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, com a realização de Grupos de Trabalho (Gts) discutindo a identidade, sexualidade, escola, juventude, violência e sistema prisional brasileiro. Os GTs serão realizados na sala nº 3 do Instituto de Ciências Sociais (ICS), a partir das 9h.

O Nevial existe desde 2002 e é um grupo de caráter interdisciplinar que nasceu no Instituto de Ciências Sociais, constituindo-se num fórum de reflexão e pesquisa, envolvendo professores, estudantes e profissionais comprometidos com a produção de um conhecimento que possa contribuir para transformações no panorama de violência no estado de Alagoas. Das pesquisas realizadas pelos estudantes e professores envolvidos do Nevial já resultaram alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e outras pesquisas.

Jornada Acadêmica da Faculdade de Serviço Social debate a sexualidade

A Jornada Acadêmica da Faculdade de Serviço Social (FSSO) tem início nesta quinta-feira, a partir das 9h, com apresentação de Capoeira na Tenda da Cultura Estudantil. Em seguida, ocorre a mesarredonda “Gênero e Diversidade na Escola: Múltiplos Olhares de uma Experiência Alagoana”, coordenada pelo professor Marcos Mesquita e Anamelea de Campos. Às 11h30, ocorre a performance teatral “liberto liberto -liberto?”

Na quinta-feira, as atividades culturais têm prosseguimento na Tenda com apresentação de teatro, às 13h30, com o grupo Vidarte: Construindo diálogos através do Teatro do/a Oprimido/a. As atividades continuam às 14h30, no auditório da Reitoria, com a mesarredonda “Esse corpo me pertence? Diálogos sobre corpo, sexualidade e direitos humanos”.

A partir das 15h, haverá a exibição dos documentários “Encontrando Bianca -  discussão sobre o uso do kit  contra a homofobia nas escolas, para além da decisão federal” e “O nascimento de Joicy - classe social, sistema de saúde e transformação do corpo“.

Durante a noite haverá a mesa de debates “Homossexualidade e aborto na trilha dos Direitos Humanos”, a partir das 18h, na Tenda. A Banda Festival no Jardim do Éden encerra a programação no local. Essas atividades fazem parte da Semana de Serviço Social, que ocorre durante todo o período do Congresso nos espaços da FSSO.

“A Fale nos 50 anos da Ufal”

A Faculdade de Letras está promovendo a mesarredonda “A Fale nos 50 anos da Ufal”, que terá como palestrantes alguns dos professores que deram significativa contribuição no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, ajudando a construir a Fale, em particular, e a Ufal. A atividade será realizada no auditório da Biblioteca Central, nesta quarta-feira, 19, a partir das 18h.

Atividades no Campus Arapiraca

O Congresso no Campus Arapiraca tem prosseguimento com a apresentação de trabalhos dos alunos e Cine-debate sobre Educação a partir das 18h30. Veja a programação.

Faculdade de Arquitetura recebe irmãos Los Darca

Nesta sexta-feira, 21, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) recebe os estilistas alagoanos Lucas Barros e Felepe e Fernando Santos, de Tanque D'Arca. Eles ficaram conhecidos nacionalmente como Los Darcas depois de terem um ateliê montado pelo Programa de TV “Caldeirão do Huck”. A atividade acontece na sala 4 da FAU, a partir das 14h.