Seminário de Educação discute desafios da sala de aula

17/10/2011 13h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Professor Cipriano Luckesi é  referência em avaliação da apredizagem escolar, tema que discutirá na Bienal

Professor Cipriano Luckesi é referência em avaliação da apredizagem escolar, tema que discutirá na Bienal

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Pelo segundo ano, o Seminário de Educação coordenado pelo Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai compor a programação da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. As palestras que vão discutir os principais desafios enfrentados na sala de aula ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia evento através do site.

De acordo com o coordenador do Cedu, Eraldo Ferraz, a inclusão mais uma vez das discussões sobre a educação na Bienal se tornou uma temática ainda mais relevante. Eraldo conta que na primeira edição os espaços cedidos para as palestras eram de 500 lugares; agora, passaram para o auditório Gustavo Leite que comporta 1.200 pessoas. “Isso revela a importância em trazer à tona os problemas cruciais da educação, tanto os do nosso Estado, quanto do Brasil”, enfatiza o coordenador.

No II Seminário de Educação, a palestra “Avaliação da Aprendizagem” abrirá as atividades do evento. Serão quatro horas de debate realizado pelo professor Ciprino Luckesi, que tem início às 19h. “O palestrante Ciprino Luckesi é uma das pessoas que mais estuda o tema no Brasil. Ele é o Papa nesse assunto”, pondera Eraldo.

Para os professores e participantes em geral, o seminário traz duas horas de discussões no período da manhã e da tarde. Quem discute o tema “Ética no Cotidiano Escolar” é a professora Terezinha Rios, a partir das 10h. Já no período da tarde, iniciando às 14h, o professor Cléo Busatto vai falar a respeito da “Oralidade nos Anos Iniciais”.

O coordenador Eraldo Ferraz informa ainda que os certificados de 8 horas flexíveis estarão disponíveis no mesmo endereço eletrônico das inscrições. “Os presentes nas palestras não podem deixar de assinar a lista de frequência durante o evento, para que possamos garantir a emissão dos certificados”, alerta o coordenador.