Sábado movimentado na Bienal do Livro

Na manhã deste sábado, 22, teve inicio a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Em pleno sábado de sol, a população maceioense trocou as praias por um roteiro um pouco mais “alternativo” e entregou-se as letras. O público presente, além de conferir os últimos lançamentos literários, pôde participar de palestras, oficinas e mesas redondas.

22/10/2011 14h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
“Cinderela Surda” de Caroline Hessel

Por Thalita Chargel, estagiária de jornalismo

Veja os destaques da manhã de sábado:

Auditório

Na palestra “Bibliotecas Públicas e Escolares: espaços multiculturais e de estimulo à leitura”, a professora Wilma Nóbrega presidente da associação alagoana de bibliotecários, enfatizou a importância das bibliotecas para a sociedade civil, valorizando sobre tudo as minorias culturais nacionais. Relatou a experiência da “Biblioca”, construída em parceria com os alunos de arquitetura do Cesmac e curado por adolescente de uma aldeia indígena alagoana, onde índios liam índios.

Sala Luitgarde Barros

Foi realizada a oficina “Dez anos a mil” com o co-autor do e-book homônimo,Vitor Almeida. Vitor compartilhou a experiência de lançar um e-book e comentou as vantagens sobre o livro tradicional, ressaltou que, além do baixo custo de produção a facilidade na hora de distribuir os e-books tem atraído cada vez mais os jovens autores (e leitores) para os formatos digitais. Como exemplo disso ele usou o seu próprio livro Dez anoz a mil, disponível em diversos formatos digitais no site www.dezanosamil.com.br que já teve mais de 200mil acessos e 3mil downloads.

Sala José Marques Melo

Animação deu o tom da oficina de contadores de história, ministrada por Cláudia Pimentel. Crianças de diversas escolas da capital tiveram aula de expressão corporal e puderam ter suas primeiras experiências como contadores de história.

Sala Manoel Correia de Andrade

Na oficina de libras, a estudante de Libras Juliana fez a leitura do livro “Cinderela Surda” de Caroline Hessel, Fabiano Roda e Lodenir Karnopp. Juliana ainda reforçou a ideia de é preciso entender que a Libras é o primeiro idioma do surdo e que não se deve forçar o ensino do português como primeira língua do surdo.