Reta final para os 75 mil candidatos ao Enem em Alagoas

07/10/2011 12h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
José Carlos Almeida, presidente da Copeve, explica que é possível o aluno obter a certificação do Ensino Médio através do Enem

Lenilda Luna - jornalista

Este ano, pela primeira vez, a Universidade Federal de Alagoas usará apenas a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nem como forma de ingresso em seus cursos de graduação a partir de 2012. Mesmo assim, manterá o sistema de cotas destinado aos candidatos afro-descendentes oriundos de escolas públicas. Mais uma vez, a prova será aplicada pelo consórcio entre a Cesgranrio e o Centro de Seleções e Promoções de Eventos (Cespe) da UnB. Em Alagoas, as provas serão aplicadas em 23 municípios, com 75 mil candidatos inscritos.

“Como não somos responsáveis pela organização das provas, vamos só acompanhar a aplicação, a pedido do Inep”, explica José Carlos Almeida, presidente do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps) da Ufal, antiga Copeve, esclarecendo ainda que o sistema distribui os candidatos pelos locais de prova de forma aleatória; por isso, muitos candidatos terminam fazendo as provas longe de suas residências.

Para quem tem mais de dezoito anos e ainda não terminou o Ensino Médio, o Enem também pode servir para a certificação de conclusão, da mesma forma como acontece no Exame Supletivo. “Para isso, o candidato tem que ter marcado essa opção quando fez sua inscrição no Exame”, informa José Carlos Almeida.

Vantagens

“Este sistema permite mais mobilidade estudantil dentro do país, já que os candidatos podem optar por Universidades de todo o Brasil que usem o Enem como forma de seleção. Caso o aluno seja selecionado para outro Estado e comprove não ter renda para se manter longe da família, o Governo Federal garantirá sua permanência, através de programas de assistência estudantil”, destaca Anderson Dantas, pró-reitor de graduação.

Apesar das considerações feitas pelo pró-reitor e pelos representantes do MEC, muitos alunos do ensino médio estão receosos com a concorrência em nível nacional e estão se dedicando à preparação nestes últimos dias antes da prova. O exame também será feito por alunos especiais, que podem requerer acompanhamento. Veja matéria sobre essa questão.

Preparativos

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante até o dia 14 de outubro. Nesse cartão estão contidas informações como o número da inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do ensino médio. Também é possível consultar ou imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição na página do Inep, informando CPF e senha.

As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília. O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dias, as provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Leia mais sobre dúvidas frequentes.