Reitora da Ufal recebe o Título de Cidadã Honorária de Delmiro Gouveia


06/10/2011 13h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
A Semana tem atrações para todas as idades e preferências

A Semana tem atrações para todas as idades e preferências

A reitora Ana Dayse Dorea recebe nesta segunda-feira,10 de outubro, às 10h, o Título de Cidadã Honorária de Delmiro Gouveia, concedido pela Câmara Municipal da cidade, por proposta do vereador Edwaldo Nascimento. Esse título integra a programação da 14ª Semana Delmiro Gouveia, realizada pela Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciada desde o dia 6 de outubro com atividades em Maceió, Delmiro Gouveia e Paulo Afonso.

A abertura do evento contou com uma mesarredonda sobre “As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo”, com a participação dos palestrantes, José Dumont (ator), Elcio Verçosa Filho (cineasta) e Dennes Queiros (repórter) e sob a coordenação do presidente do IHGAL, Jaime de Altavila. Em seguida, aconteceu a apresentação de cantoria de viola com Gilberto Alves.

Este ano, a semana comemorativa homenageia Antônio Carlos Azevedo de Menezes, antigo proprietário da Fábrica da Pedra. Além de palestras e oficinas, o evento oferece uma programação cultural especial, com apresentações artísticas, shows musicais e de humor, feira de artesanato e exposições.

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas destacou que a realização do evento promove a preservação da cultura alagoana, em especial do sertão. “A iniciativa que acontece há 14 anos vem desenvolvendo um projeto de valorização cultural da região do sertão de Alagoas.”, afirmou.

Na sexta-feira, 7, a solenidade de abertura da 14ª Semana Delmiro Gouveia foi na cidade de Paulo Afonso, (BA), às 18h, no Espaço Cultural Lindinalva Cabral, com apresentação do coral Conto da Terra, da Uneb, apresentação Teatral - O Sertão é Lindo: Caatinga Buliçosa, da Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro (APDT), mesarredonda “As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo”, com os palestrantes José Dumont (Ator), Dennes Queiros (Repórter) e Edvaldo Nascimento (Mestrando em Educação Brasileira pela Ufal) e show com o humorista Zé Lezin, com o espetáculo: A Saga de um Matuto.

Nos dias 8, 9 e 10, a programação acontece em Delmiro Gouveia com visitações à Fábrica da Pedra, Museu Regional Delmiro Gouveia e Usina Hidrelétrica de Angiquinho. As exposições “Gritos da Caatinga”, com curadoria de Paulo Soares, e “Usina Hidrelétrica de Angiguinho” também são atrações, juntamente com a palestra “Delmiro Gouveia: O Modernizador do Nordeste” e a feira de artesanato também são atrações.