Reitora Ana Dayse recebe título de Cidadã Honorária de Delmiro Gouveia

Sessão solene marcou entrega de títulos de cidadãos na Câmara de Delmiro Gouveia.

13/10/2011 13h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
"Delmiro sempre foi uma referência de grandeza para mim. Sou uma cidadã delmirense, com muito orgulho", declara a reitora

Veruscka Alcântara - Jornalista

Uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia na manhã desta segunda-feira, 10 de outubro, a entrega de títulos de cidadãos delmirenses. As indicações feitas pelo vereador Edvaldo Nascimento, homenagearam a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Rezende Dorea; o jóquei Juvenal Machado e o poeta Virgílio Gonçalves.

A reunião contou com a presença de autoridades e grande público, que lotou a casa Legislativa. O presidente Valdo Sandes conduziu a reunião, que também contou com a presença dos parlamentares Carlos Roberto Cacau Correia e Edvaldo Nascimento.

Abrindo a solenidade, o presidente Valdo ressaltou a importância do momento vivenciado pela Casa. “Este é um dia ímpar e excepcional para Delmiro Gouveia por estar entregando estes títulos a estas pessoas, que são mais que merecedoras. À reitora Ana Dayse, nosso agradecimento pelo empenho em tornar realidade um antigo sonho da comunidade delmirense que é a construção da Ufal; ao Juvenal o nosso muito obrigado por representar o sertão de Alagoas no esporte; e ao Virgílio por mostrar Alagoas em prosa e verso”, ressaltou.

Em seguida, o vereador Edvaldo Nascimento iniciou o seu pronunciamento frisando a democracia vivenciada pelo país e pela cidade de Delmiro Gouveia. O parlamentar também enfatizou o trabalho desempenhado pelos três homenageados para o crescimento do município. Edvaldo lembrou ainda a data, que marca o dia do aniversário da morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

O deputado Inácio Loiola foi à tribuna representando as autoridades presentes. “Parabenizo ao autor dessas proposições, que foi o vereador Edvaldo Nascimento, porque não temos dúvidas da contribuição que estes três prestaram não só para Delmiro Gouveia, mas para o sertão de Alagoas”, disse.

Seguindo a mesma linha das reverências, o vereador Cacau também destacou a importância dos homenageados para o município. “Só temos a agradecer pela contribuição que estes três deram ao nosso município. Hoje é realmente um dia especial”, falou.

Em seu discurso, a reitora Ana Dayse falou da importância da cidade de Delmiro Gouveia para a sua vida. “Nasci em Pão de Açúcar e Delmiro sempre foi uma referência de grandeza para mim, porque foi aqui que passei diversos momentos da minha vida. Delmiro sempre me acolheu e precisava contar com um ensino superior público, contemplando milhares de jovens. Atravessamos diversas lutas e tenho certeza que os percalços serão todos superados e assim teremos uma universidade de ponta. Agradeço a todos os vereadores, à comunidade, aos professores, aos alunos por este momento. Obrigada a todos que me agraciaram. Sou sim uma cidadã delmirense, com muito orgulho”. O poeta Virgílio Gonçalves fez o seu discurso em verso, arrancando aplausos da plateia. O jóquei Juvenal Machado agradeceu aos presentes pelo título.

Estiveram presentes à solenidade a vice-prefeita Ziane Costa; o representante do Judiciário José Carlos; o presidente do Instituto Xingó Reinaldo Falcão; a secretária municipal de Educação Risalva Monteiro; a secretária de Assistência Social, Cristiana Luna; o senador Rubens Vilar; o vice-prefeito de Água Branca, Jose Carlos Vieira; o vice-prefeito de Pão de Açúcar, Marcos Tavares; o presidente da Fundação Delmiro Gouveia, Adair Nunes; o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando José Freire; o diretor da Universidade Estadual da Bahia Campus VIII, Dorival, entre outros.