Pinacoteca e Fundação Joaquim Nabuco promovem curso de cinema

10/10/2011 12h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Professor Rubens Machado Jr., da USP, ministrará o curso

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, abre inscrições para o curso “Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Cinema”, com o pesquisador Rubens Machado Jr. da Universidade de São Paulo.

O módulo será realizado em Maceió entre os dias 24 e 27 de outubro, no auditório do Espaço Cultural, localizado na praça Sinimbu, das 17h às 21h. Para se inscrever, os interessados devem enviar o nome completo e número do RG para o e-mail pinaufal@gmail.com ou se ir pessoalmente à Pinacoteca, das 8h30 às 12h30 ou das 14h às 18h.

O curso faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura e tem por objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens. Composto por cinco módulos: literatura, cinema, dança, artes plásticas e música, a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

O programa do módulo abordará a “história da experimentação, do mudo ao falado”; “a eclosão do cinema novo”; “Tropicalismo, cinema novo x cinema marginal”; e “cinema marginal e experimentalismo superoitista”.

Sobre o professor

Rubens Machado Jr. é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde hoje é Livre Docente em Teoria e História do Cinema. Como pesquisador estagiou na Universidade de Paris III (1991-1997) e fez Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (1998-1999). Lecionou Estética e História da Arte e da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Belas Artes. Integra a editoria de várias revistas, como Cine-Olho (RJ-SP, 1975-1980), Infos Brésil (Paris, 1992-2007), Praga (SP, 1997-2000), Sinopse (SP, 1999-2006) e Significação (SP, 2006-). Participou do Centro de Estudos da Metrópole e atualmente pesquisa a história do cinema experimental no Brasil. Foi o curador da mostra Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro, realizada no Itaú Cultural (2001-2003).