Olimpíada de Matemática em Alagoas conta com a participação de 18 mil alunos

17/10/2011 13h45 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Cerimônia de entrega da premiação da Olímpiada de Matemática de 2011

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

A 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática as Escolas Públicas (Obmep) que pretende estimular o estudo da matemática e revelar talentos, contará no dia 5 de novembro, com a participação de 18 mil alunos oriundos de seiscentas escolas federais, estaduais e municipais de Alagoas, do 6º ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio aprovados para a segunda fase. As provas serão realizadas nos 102 municípios do estado, onde estão instalados os centros de aplicação.

De acordo com o coordenador da prova no estado, Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na Capital Maceió concentra 15 centros de aplicação das olimpíadas; em Arapiraca sete, e em Coruripe, União dos Palmares, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos o evento destinará dois centros para cada um desses municípios.

Adelaison explica que o projeto presta apoio as escolas para a melhoria do ensino na área e para os participantes oferece o material necessário para os alunos do 6º ano ao ensino médio se prepararem. “Temos no site provas dos anos anteriores respondidas e vídeos que possibilitam aos alunos e professores tirarem dúvidas e conhecerem o estilo das provas”, assegura o professor.

O coordenador informa que a divulgação dos alunos premiados será em fevereiro de 2012 e a entrega de medalhas tem como local a cidade do Rio de Janeiro a serem entregues pela presidenta Dilma Roussef. “Os alunos alagoanos premiados receberão um treinamento durante um ano um treinamento ministrado por professores da Ufal, com aulas uma vez por mês e também uma bolsa. Quando ingressar na graduação o aprovado nas provas da Obmep receberá uma bolsa de iniciação cientifica, e tem também garantida outra bolsa no mestrado”, enfatiza o coordenador Adelailson Peixoto.

Premiação 2010

Na olimpíada 2010, foram aprovados 113 alunos oriundos de cinco escolas: duas do município de Junqueiro e uma de Coité do Nóia, uma de Coruripe e uma da capital e a solenidade de premiação será no dia 31 de outubro. As escolas receberão como premiação troféu, material para biblioteca e kit com material esportivo. O melhor desempenho na Olimpíada de Matemática de 2010 foi de alunos das escolas dos municípios de Coité do Nóia e Colônia de Leopoldina. Para mais informações, acesse o site da Olimpíada.