Núcleo da Ufal oferece cursos para formação de instrutor de trânsito

19/10/2011 11h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Materiais e equipamentos didáticos utilizados nas aulas contribuem para o aprendizado

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Em pleno funcionamento na Universidade Federal de Alagoas o Núcleo Temático de Educação para o Trânsito (Netran) vem realizando cursos para formação de instrutores e diretores de Curso de Formação de Condutores (CFC), Agentes de Trânsito e Fiscais de Trânsito. O núcleo está sob a coordenação do professor Eraldo Ferraz, do Centro de Educação (Cedu) e conta atualmente com 40 alunos matriculados, inclusive oriundos de outros estados como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.

De acordo com o professor Eraldo Ferraz a implantação do Netran foi uma proposta da monografia de pós-graduação da psicóloga Josileide Carvalho. “O Netran funciona há dez anos e tem a aprovação do Departamento de Trânsito para realização das atividades. Devido ao crescente número de auto-escolas, a disputa pelas 30 a 40 vagas ofertadas a cada semestre, tem sido bastante acirrada, demonstrando ainda, que a ação promovida já está consolidada na sociedade”, afirma o coordenador.

Eraldo informa que o curso segue os critérios da Resolução Nº 358/2010 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e conta com dez professores com formação na área, que trabalham, entre as disciplinas, o Código Brasileiro de Trânsito – CTB. O curso tem como local o Centro de Educação, no Campus Maceió, e é desenvolvido em duas modalidades: Intensivo, que prepara os alunos em 17 dias corridos, nos horários da manhã e da tarde, e o Sistema Modular, ministrado aos sábados e domingo durante três meses.

Pré - requisitos da seleção

Para participar do curso o candidato às vagas de instrutores de CFC ter concluído o ensino médio e o de diretor de Ensino e Geral de CFC precisam ter concluído o ensino superior e está há dois anos com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para os cursos de agentes e fiscais de trânsito, que são ofertados quando há solicitação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e o Departamento de Trânsito, o candidato deve ter nível superior em qualquer área de conhecimento.

Da seleção consiste também, o exame psicotécnico que é dotado de provas de redação, legislação e de placas de sinalização de trânsito. O candidato é aprovado quando obtém média mínima de 7,0 (sete) em cada prova. O aluno para ministrar aulas em um Centro de Formação de Condutor precisa ter cumprido 10 horas de estágio; apresentar uma aula para os professores e fazer uma prova prática de direção veicular. “Após receber o certificado e ser empregado na auto-escola, o aluno deve levar a carteira profissional e se cadastrar no Detran”, orienta o professor Eraldo Ferraz.

Ele complementa dizendo que o Núcleo Temático de Educação para o Trânsito da Universidade Federal de Alagoas não só se restringe apenas aos cursos, mas, também, propõe atividades para professores de escolas de ensino médio, preparando-os para instrutor de trânsito, pois, em seguida, poderá na sua escola, instruir estudantes secundaristas na parte teórica de trânsito, levando aos alunos gastos apenas com aulas práticas.

“Queremos implantar com os estudantes de estágios supervisionamos, projetos de extensão para serem desenvolvidos em escolas de nível fundamenta e atividades que conscientizem as crianças para respeitarem as regras de trânsito”, destaca o coordenador Eraldo Ferraz.

Mais informações no Netran, localizado no prédio do Cedu, no blog ou através do e-mail netranufal@hotmail.com.