Novas publicações são lançadas na Bienal

Elô Baêta - O Jornal

23/10/2011 14h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

Ontem, primeiro dia de atividades da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas – após a abertura oficial, na noite da última sexta-feira – abriu aos leitores alagoanos a possibilidade de ampliar ainda mais suas viagens no universo do conhecimento através dos livros. Entre o final da tarde e início da noite, dez novos títulos de escritores, pesquisadores e estudiosos, nas mais diversas áreas, foram lançados pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

“O ensino jurídico em Alagoas – Razões e sentidos da sua constante valorização, de Lana Lisiêr de Lima Palmeira; “Atividade de inteligência no combate à corrupção – O papel do Ministério Público”, de autoria de Karla Padilha Rebelo Marques; e as “Faces da segurança pública dos direitos humanos em Alagoas”, organizado por Ruth Vasconcelos e Elaine Pimentel”, foram apresentados no Café Literário do Centro Cultural e de Exposições de Maceió, às 17h.

Os lançamentos prosseguiram às 19h, com mais novidades. Uma delas, “Modos, textos & canções de dizer”, escrito pela doutora em Letras Maria Heloisa de Melo Moraes. Como estudiosa da literatura infantil, de textos poéticos – sobretudo a poesia alagoana – e da relação entre poesia e música popular, a professora aposentada utiliza-se da publicação para falar das rosas como objeto dos mais comuns no imaginário popular. Faz referências ao “trovador do samba do Século XX”, o poeta carioca Cartola; e ao escritor pernambucano Manuel Bandeira. E marca o fechamento da obra com “Cartas sobre o Brasil – Reflexões acerca do ensino de Língua Portuguesa no 3º grau”.

MAIS AUTORES – O Café Literário recebeu, ainda, os autores Renira Lisboa, com o livro “O refrão em Marília de Dirceu”; a bailarina e mestra em Estudos Literários, Eliana Cavalcanti, com o seu “Gota D´água – O abuso do poder e a eloquência múltipla da palavra”. E ainda “Variação e mudança linguística no Estado de Alagoas, organizado por Januacele  Francisca da Costa, Renata Lívia de Araújo e Eline Giselle de Santana. “Mundos gendrados alternativamente – ficção científica, utopia, distopia”, que traz as professoras Ildney Cavalcante e Amanda Prado como organizadores.

“Trilhas do humor na literatura brasileira”, organizado por Herbert Nunes de Almeida e Susana Souto Silva; e “Fonética fundamental – Princípios de fonética articulatória, acústica e auditiva”, também foram lançados durante a noite. Até o último dia da Bienal alagoana, no próximo dia 30, muitas outras publicações estão convidadas a abrirem suas páginas ao público: uma média de 70, segundo informou Sebastião Medeiros, da Edufal. Após o evento, os novos títulos estarão disponíveis na livraria da Editora da universidade ou através dos sites: www.livrariacultura.com.br e www.edufal.com.br.