MST lança livro na Bienal

Obra reúne imagens do cotidiano nos acampamentos e assentamentos

23/10/2011 21h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
O lançamento do livro na Bienal antecipou as atividades comemorativas aos 25 anos de existência do Movimento

O lançamento do livro na Bienal antecipou as atividades comemorativas aos 25 anos de existência do Movimento

Graça Carvalho - jornalista

Entoando canções e palavras de ordem, integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam, no início da noite deste domingo, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, para lançar o livro “MST: Nossa marcha, nossa casa nossa vida”, que reúne fotos de Raul Spinassé e Débora Nunes, com a temática do cotidiano nos acampamentos, assentamentos alagoanos e nas inúmeras marchas em defesa da reforma agrária.

Em nome do movimento, Débora apresentou o livro ressaltando que as imagens captadas são um convite à sociedade alagoana a compreender melhor a causa. “Por vezes, criam a nosso respeito imagens ou rótulos que nem sempre traduzem o que realmente somos. Imagens não apuradas. Imagens de relance, que ofuscam a possibilidade de sermos enxergados em essência, indo além das aparências construídas ou focadas por outros”, diz um dos trechos de apresentação da obra.

Em 2012, o MST completa 25 anos de existência no estado. Por isso, segundo os representantes do movimento, o lançamento antecipa as atividades alusivas à data. Após a “marcha” na Bienal, os integrantes do MST – entre eles,  idosos, adultos, crianças e adolescente – foram recebidos pela coordenadora da Bienal e diretora da Edufal, professora Sheila Maluf.

“O acesso ao conhecimento é direito de todos. Para nós, é um prazer abrir espaço para o movimento na Bienal”, enfatizou Sheila. Na ocasião, o MST agradeceu o apoio do professor Sávio de Almeida e dos fotógrafos envolvidos na produção material. O livro pode ser adquirido no estande da Edufal.