Jornadas Acadêmicas debatem saúde mental, sexualidade e moda

19/10/2011 18h02 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

A Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) convida os estudantes da Ufal para participar das atividades da Unidade. Nesta quinta-feira, 20, pela manhã, ocorrem duas palestras, abordando os temas: “Promovendo a qualidade de vida” e “Sexualidade e autoestima: investindo na expressão afetivo sexual feminina”. As palestras acontecem entre 9h e às 12, nas salas 204 e 200, respectivamente.

Durante a tarde acontece o Cine debate: Aspectos relativos à dependência química. O tema será introduzido com mídias e textos, seguido da divisão dos participantes em grupos, onde deverão construir, com auxílio dos facilitadores, uma oficina voltada à prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas. A palestra será na Sala 102 da unidade, das 14h às 18h.

Além das palestras, a Jornada da Unidade prossegue na sexta-feira com oficinas voltadas para a saúde mental. Quem se interessar em saber mais sobre yoga, respiração consciente, movimentação corporal, prevenção ao uso de álcool e drogas pode conferir na Programação da Jornada.

Jornada Acadêmica da Faculdade de Serviço Social debate a sexualidade

A Jornada Acadêmica da Faculdade de Serviço Social (FSSO) tem início nesta quinta-feira, a partir das 9h, com apresentação de Capoeira na Tenda da Cultura Estudantil. Em seguida, ocorre a mesarredonda “Gênero e Diversidade na Escola: Múltiplos Olhares de uma Experiência Alagoana”, coordenada pelo professor Marcos Mesquita e Anamelea de Campos. Às 11h30, ocorre a performance teatral “liberto liberto -liberto?”

Na quinta-feira, as atividades culturais têm prosseguimento na Tenda com apresentação de teatro, às 13h30, com o grupo Vidarte: Construindo diálogos através do Teatro do/a Oprimido/a. As atividades continuam às 14h30, no auditório da Reitoria, com a mesarredonda “Esse corpo me pertence? Diálogos sobre corpo, sexualidade e direitos humanos”.

A partir das 15h, haverá a exibição dos documentários “Encontrando Bianca -  discussão sobre o uso do kit  contra a homofobia nas escolas, para além da decisão federal” e “O nascimento de Joicy - classe social, sistema de saúde e transformação do corpo“.

Durante a noite haverá a mesa de debates “Homossexualidade e aborto na trilha dos Direitos Humanos”, a partir das 18h, na Tenda. A Banda Festival no Jardim do Éden encerra a programação no local. Essas atividades fazem parte da Semana de Serviço Social, que ocorre durante todo o período do Congresso nos espaços da FSSO.

Atividades no Campus Arapiraca

O Congresso no Campus Arapiraca tem prosseguimento com a apresentação de trabalhos dos alunos e Cine-debate sobre Educação a partir das 18h30. Veja a programação.

Faculdade de Arquitetura recebe irmãos Los Darca

Nesta sexta-feira, 21, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) recebe os estilistas alagoanos Lucas Barros e Felepe e Fernando Santos, de Tanque D'Arca. Eles ficaram conhecidos nacionalmente como Los Darcas depois de terem um ateliê montado pelo Programa de TV “Caldeirão do Huck”. A atividade acontece na sala 4 da FAU, a partir das 14h.