Jornada Acadêmica apresenta coletânea sobre diversidade de gênero

20/10/2011 15h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Porfessora Elvira Barretto, responsável pelo Núcleo Temático Mulher e Cidadania

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Como parte das atividades do VIII Congresso Acadêmico, a Faculdade de Serviço Social trouxe nesta quinta-feira, 20 de outubro, na Tenda da Cultura, alguns dos artigos que compõem uma coletânea elaborada no curso de Gênero e Diversidade na Escola por 120 professores participantes. O curso é desenvolvido pelo Núcleo Temático, Mulher e Cidadania (NTMC) da Universidade Federal de Alagoas, cuja responsável é a professora Elvira Barretto.

A mesarredonda, intitulada “Gênero e Diversidade na Escola: Múltiplos Olhares de uma Experiência Alagoana”, foi dirigida pelo professor Marcos Mesquita e contou com a participação das ex-alunas de Gênero e Diversidade na Escola – professora Nadia Regina, Rita de Cássia Fernandes, Manuella Paiva e Andréia Pacheco. Entre os presentes, estudantes e professores, um grupo de alunos vindos do município de União dos Palmares e graduandos do curso de Serviço Social da Faculdade Raimundo Marinho (FRM).

O artigo produzido por Nadia Regina discutiu a presença da mulher nas ciências exatas e questionou o aprendizado delas na disciplina de Matemática, usando o pressuposto de que a mulher não tem facilidade para as ciências exatas e, portanto, apenas os homens se destacam. “Nesse trabalho, conseguimos um dado importante: numa certa olimpíada de Matemática quem venceu foi uma menina, mas uma das professoras comentou que isso aconteceu porque elas foram maioria na competição”, conta Nadia Regina, explicitando a desconfiança que existe sobre o desempenho da mulher.

Para a estudante do curso de Serviço Social da Faculdade Raimundo Marinho, Alyssandra Barros, propor uma discussão sobre a presença da mulher dentro da sociedade é importante porque é nela que as assistentes sociais como ela vão atuar profissionalmente. “Precisamos ter a visão de que a sociedade é composta por mulheres emancipadas. A gente precisa entender a forma que a mulher é interpretada”, completa a estudante.

Já a professora Rita de Cássia apresentou em seu artigo a temática “Relações Raciais e Educação”. “Nas apresentações na escola, pude perceber que quando uma criança de cor mais escura se destacava pelo seu desempenho ela era reconhecida com menos brilhantismo,” afirma a pesquisadora.

De acordo com Rosário de Fátima, do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder), a diversidade está presente na escola, na família, na religião e em todos os aspectos. “Por isso, devemos reconhecer e respeitar as diferenças. A escola precisa aprender a lidar com essas diferenças, porque ela forma identidades”, afirma Rosário representando na ocasião a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A programação da Jornada Acadêmica de Serviço Social

Dando prosseguimento na Tenda, às 13h30, com apresentação de teatro do grupo Vidarte: Construindo diálogos através do Teatro do/a Oprimido/a. As atividades continuam às 14h30, no auditório da Reitoria, com a mesarredonda “Esse corpo me pertence? Diálogos sobre corpo, sexualidade e direitos humanos”.

A partir das 15h, haverá a exibição dos documentários “Encontrando Bianca - discussão sobre o uso do kit contra a homofobia nas escolas, para além da decisão federal” e “O nascimento de Joicy - classe social, sistema de saúde e transformação do corpo”.

Durante a noite, haverá a mesa de debates “Homossexualidade e aborto na trilha dos Direitos Humanos”, a partir das 18h, na Tenda. A Banda Festival no Jardim do Éden encerra a programação no local. Essas atividades fazem parte da Semana de Serviço Social, que ocorre durante todo o período do Congresso nos espaços da FSSO.