IV Festival Gastronômico muda local de abertura para Penedo

A abertura oficial do evento foi adiada para às 18h, na Praça 12 de Abril, na cidade de Penedo.

21/10/2011 12h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Moqueca de jacaré: uma das iguarias que será servida durante o Festival

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

A iniciativa do curso de Turismo da Unidade de Ensino da Universidade Federal de Alagoas em Penedo em diversificar a oferta gastronômica na região, entre outros objetivos, marcará este ano a IV edição do Festival Gastronômico do Baixo São Francisco. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, na Praça 12 de Abril, no centro histórico de Penedo, e terá como atração o tradicional prato da culinária ribeirinha feito com carne de jacaré.

Idealizado pelo Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas do curso de Turismo da Unidade de Ensino Penedo, o Festival Gastronômico tem parceria com o Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição do Campus Maceió, representado pelas professoras Janaína Freitas, Manuela Jomori e Thaysa Brandão e com o Laboratório de Tecnologia do Pescado do Curso de Engenharia de Pesca, através da professora Talita Espósito.

“O evento conta com patrocínio do criatório de jacarés Mr. Krocco e visa qualificar a gastronomia da região incentivando o desenvolvimento econômico, por meio do resgate interdisciplinar de elementos da culinária da região”, destaca o coordenador do projeto Rafael Arruda, do Curso de Turismo.

Informa o professor Rafael que os participantes do Festival terão a oportunidade de deliciar a “Jacarezada Gigante”, feita pelos Chefs Márcio Moreira Santos (Nossa Panela Brasil) e Charlie Tecchio Colonetti (Superchef). Além desta atração, no Festival será lançado o roteiro gastronômico produzido com a participação de oito restaurantes locais. “O roteiro é resultado do esforço do setor turístico da Região para se adequar às legislações ambientais e sanitárias vigentes”, diz o professor.

Atração cultural

Como parte da programação do evento gastronômico, vai acontecer também na sexta-feira, 28 de outubro, mais uma etapa do III Festival Universitário de Música da Ufal, coordenado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest). Durante o evento, o público poderá também conferir a exposição e venda de pratos; as apresentações musicais e artísticas; corrida de garçons; oficinas de formação profissional; feira de produtos e artesanato.

O CineArt Popular, projeto para exibição de cinema vai fazer algumas projeções audiovisuais com os filmes “Almoço Executivo”, Marina Person e Jorge Espirito Santo), “Lazanha Assassina”, Ale Mahaddo, “Batuque na Cozinha” Anna Azevedo e “A Canga”, Marcus Vilar.

Histórico

O Festival Gastronômico do Baixo São Francisco é realizado desde 2008 por alunos da Unidade de Ensino de Penedo. Em 2010 o evento teve como slogan "Alimentando saber, aprimorando o paladar", e contou com a participação de empreendedores do município de Penedo que buscaram aliar o saber empírico aos conhecimentos científicos estudados nas disciplinas do Curso de Turismo. Saiba mais sobre o evento no link.