Bienal será sede de mais um encontro do Proler

A V Bienal de Alagoas será palco do VII Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), entre os dias 25 e 27 de outubro no Centro de Convenções. O Programa Nacional de Incentivo à Leitura é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura.

11/10/2011 12h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Oficina do V Proler na Bienal, em 2009, com Walda Antunes - "Lendo e formando leitores"

Oficina do V Proler na Bienal, em 2009, com Walda Antunes - "Lendo e formando leitores"

Jacqueline Freire – jornalista

Segundo Maria Luiza Russo, diretora da Biblioteca Pública Estadual e coordenadora do comitê que organiza o Proler Alagoano, despertar o interesse pela leitura é um dos grandes objetivos do evento, com a criação de comitês do Proler. “Este ano temos o objetivo de além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitar aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecerem e visitarem a Bienal do Livro. Fala-se tanto que o brasileiro não gosta de ler... É aí que entram as ações da biblioteca, da bienal e feiras como forma de acesso ao livro, disponibilizando as obras em diversos suportes, promovendo o encontro de educadores que trocarão experiências e travarão discussões com temática do incentivo à leitura. As ações das bibliotecas são também uma forma de trazer novas informações para o seu público”, diz a bibliotecária.

Nesta sétima edição, o evento tem como eixo temático “A Biblioteca e a arte de contar histórias: um caminho para uma sociedade leitora”. Levar o prazer de ler histórias, contar histórias para depois escrever, é uma proposta desse encontro. Dentro da Bienal, o Proler apresentará capacitações, palestras, encontro com escritores, troca de experiências, formação de mediadores de leitura, promoção da leitura e do uso das bibliotecas e incentivo a criação de comitês do Proler. “Todas as oficinas e/ou palestras que estamos oferecendo são valiosas. O importante é chegar a tempo para as inscrições, pois não serão feitas antecipadamente, somente no dia e local. Todos os profissionais promoverão trocas de experiências e ensinamentos que nos farão refletir sobre novas possibilidades. Estamos trazendo Celso Sisto, escritor, ilustrador, contador de histórias, especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio, mestre em Literatura Brasileira pela Federal de Santa Catarina e doutorando em Teoria da Literatura pela PUC do Rio Grande do Sul, um profissional imperdível!”, explica Maria Luiza.

O VII Encontro Estadual do Proler é aberto aos professores, arte-educadores, à comunidade universitária, bibliotecários, escritores, responsáveis por bibliotecas públicas e escolares, livreiros e a sociedade em geral. Confira a programação em anexo.

Leia também: V Bienal Internacional do Livro espera público de até 200 mil pessoas

Bienal do Livro investe em acessibilidade