09

Software que simula iluminação de ambientes completa nove anos

Fruto de trabalho desenvolvido durante o doutorado de um professor doutor do Centro de Tecnologia, o "TropLux", software utilizado para simular a iluminação artificial em ambientes a serem construídos, está lançando a sua quinta versão e é conhecido internacionalmente. O professor Ricardo Cabús é o criador do programa, que foi pensado para simular as variações de intensidade da luz natural em regiões tropicais.

Pesquisa reaproveita resíduo da produção de farinha para gerar energia

O projeto de pesquisa para a produção biológica de hidrogênio a partir de resíduo de manipueira foi aprovado em 2010, pelo CNPq. O professor Eduardo Lucena coordena o trabalho, que tem a participação de alunos do curso de Engenharia Ambiental e é desenvolvido em um laboratório do Centro de Tecnologia (Ctec). A manipueira é um resíduo tóxico da mandioca que, durante a prensagem para a produção de farinha, acaba sendo descartado na natureza sem nenhum tratamento.

Campus Arapiraca: cinco anos de transformação social

O 16 de Setembro de 1817, Dia da Emancipação Política de Alagoas, fato histórico marcado na trajetória de construção do Brasil e data comemorativa para o hospitaleiro povo alagoano, quase dois séculos depois ganhou na região Agreste um importante reforço para comemoração: a inauguração em 2006 do Campus Arapiraca.Este ano antecedem o aniversário de cinco anos do Campus Arapiraca mais duas solenidades de colação de grau. Nesta quarta-feira, dia 14, será realizada a primeira formatura do curso de Medicina Veterinária com solenidade a partir das 19h30 na Federação de Agricultura do Estado de Alagoas, localizada em Jaraguá. A turma denominada de “José Aprígio Brandão Vilela”,tem como patrono o governador Teotônio Vilela Filho; como paraninfo o prefeito de Viçosa Flaubert Torres Filho e madrinha da turma a professora Annelise Tenório Nunes. Nesta quinta-feira, dia 15, às 16 horas, no prédio sede de Arapiraca, o curso de Agronomia forma os primeiros profissionais. Na oportunidade colam também grau alunos dos cursos de Administração e de Física.

Especialistas analisam a publicidade voltada para o consumo infantil

A indústria, o comércio e os publicitários já perceberam a grande influência que as crianças exercem atualmente sobre as famílias. Os pequenos consumidores detêm até 80% do poder de compra na economia familiar, segundo pesquisa realizada em 2003 pela InterScience Informação e Tecnologia Aplicada, quinta maior empresa brasileira desse segmento, associada a holding TNS-Taylor Nelson Sofres, sediada em Londres, segunda maior empresa do ranking mundial de pesquisas de mercado.