Relembre os “doutores honoris causa” nos 50 anos da Ufal

Em seus 50 anos de história, a Universidade Federal de Alagoas já homenageou 23 personalidades com o Título de Doutor Honoris Causa, como os escritores Ariano Suassuna, em 2010, e Ledo Ivo, em 2005; o educador e filósofo Paulo Freire e o professor universitário Cristovam Buarque, ambos em 1991. Mas como o título é concedido ainda é um mistério para muitos estudantes e professores.

Campus do Sertão implanta projeto para estimular o aprendizado de Matemática

Com o objetivo de construir uma ferramenta gráfica que facilite o processo de ensino da Matemática, alunos do Curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão aliaram-se ao Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) do Campus Maceió para trabalhar visando melhorar o aprendizado da disciplina entre os estudantes do ensino médio das escolas públicas de Delmiro Gouveia.

Aluna de Graduação em Biologia é aprovada no Doutorado da USP

“Participando de congressos, concluí que para ter uma real formação de bioquímica, que me permitisse competir em concursos para professor universitário nessa área, não deveria buscar outro lugar para uma pós-graduação no Brasil, exceto a Universidade de São Paulo (USP)”. Essa foi a revelação da licenciada e bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas, Adriana de Menezes, que foi aprovada em maio passado no Mestrado em Bioquímica da USP de Ribeirão Preto e no início de julho aprovada para ingressar diretamente no Doutorado em Bioquímica da USP Capital.

Quinta Sinfônica no Teatro Deodoro

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) recebe a partir desta quinta, 18, a segunda temporada do projeto Quintas Sinfônicas, que acontece sempre na terceira quinta-feira de cada mês, no Teatro Deodoro, com o objetivo de ampliar os espaços de apresentações de música erudita e promover a fruição cultural, numa parceria com a Orquestra da Universidade Federal de Alagoas, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, e com a Secretaria de Estado da Cultura.

Posse de servidores marca reinauguração do auditório Nabuco Lopes

“Este talvez seja um dos mais importantes momentos nas suas vidas, pois essas foram suas escolhas. Ela é resultado de uma grande disputa, concretizando a vontade pessoal de ser servidor da Universidade Federal Alagoas. Vocês aqui estão por mérito próprio”, declarou a reitora Ana Dayse Dorea ao cumprimentar os servidores técnicos-administrativos e docentes empossados no dia 15 de agosto. A solenidade teve como local o auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, reinaugurado após dois anos fechado para reforma e novas adaptações.

Ana Dayse recebe homenagem durante colação de grau em Arapiraca

O empenho e a dedicação à luta pela interiorização da Universidade Federal de Alagoas, que resultaram em oportunidades de curso superior gratuito e de qualidade aos estudantes da Região Agreste de Alagoas, foram reconhecidos pelos primeiros trinta graduandos do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca, que durante a colação de grau no dia 11 de agosto fizeram uma homenagem especial à reitora Ana Dayse Dorea.

Caramujos africanos podem ser utilizados na produção do Etanol

No início do agosto, a praga de caramujos africanos invadiu novamente o noticiário local. Como sempre acontece no período de inverno, os moluscos aproveitam o período chuvoso para sair das matas e buscar alimentos. No interior e na periferia de Maceió, eles são vistos em grande quantidade e incomodam bastante os moradores, devorando plantações. Como as crianças brincam muito com os caramujos, as mães também se preocupam com a possibilidade de doenças.

Conselho do Instituto Xingó realiza reunião e apresenta projetos

Uma reunião para discutir o fortalecimento do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó foi realizada na manhã da sexta-feira,12 de agosto, no gabinete da reitora Ana Dayse Dorea. A reunião contou com a participação de representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe que integram o instituto, com raio de ação em 29 municípios dessa região.