Ufal promove Encontro Sul-Americano de Monitoramento Meteorológico

22/08/2011 16h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

De 30 de agosto a 2 de setembro, no Hotel Praia Enseada, em Maceió, será realizado o III Encontro Sul-Americano de Aplicações do Sistema Eumetcast para o Monitoramento Meteorológico e Ambiental.

O evento tem o objetivo de reunir os operadores sul-americanos que trabalham e desenvolvem pesquisas com a utilização da tecnologia de recepção de dados e produtos por meio do sistema Eumetcast para o monitoramento meteorológico e ambiental, a fim de estimular uma discussão técnico-científica sobre o sistema. Na ocasião, pretende-se ainda discutir os impactos obtidos com a realização do último encontro, bem como avaliar as necessidades em termos de dados e aplicações, através da tecnologia de difusão da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat) para dados e produtos ambientais, cognominada Eumetcast.

Treinamento e capacitação dos operadores desse Sistema fazem parte da estratégia adotada pela Eumetsat e pelo Laboratório da Análise e Processamento de Imagens (Lapis/Ufal) para aumentar o número de usuários das imagens Meteosat-9 na América do Sul. Essa tecnologia é um sistema de baixo custo de transmissão de informações por satélite, em tempo real e em arquivo, projetada para distribuir imagens do satélite meteorológico Meoteosat Segunda Geração (MSG), de observações in situ, de produtos e de serviços do Programa GEOSS (Global Earth Observation Systems of System) a usuários que disponham de uma infraestrutura mínima em qualquer ponto do planeta.

No Brasil, mais de 40 instituições têm acesso direto e em tempo em tempo real às imagens Meteosat-9, através do sistema de distribuição Eumetcast. As Universidades e os centros regionais desempenham um importante papel na investigação e na formação acadêmica no campo da Eumetcast para a Eumetsat e Brasil. A atual disponibilidade de dados ambientais nas universidades brasileiras e a capacidade para derivar produtos necessários são ainda insuficientes para permitir e apoiar a tomada de decisão em questões ambientais ao nível regional. A experiência do LAPIS adquirida nos últimos anos, com as imagens pré-processadas do satélite Meteosat-9, permitiu desenvolver de aplicativos “open source”, a fim de assegurar o desenvolvimento da capacitação técnica necessária para permitir aplicações de serviços de recepção do satélite Meteosat-9 de uma forma operacional. A capacitação no âmbito da Eumetsat é um pilar fundamental para assegurar a aplicação bem sucedida dessas imagens entre a Europa e Brasil.

Para transmissão da Eumetsat para dados e produtos em tempo real através da tecnologia Eumetcast, os satélites de comunicação foram postos em funcionamento nos últimos anos para facilitar o acesso em tempo quase real a dados e produtos utilizando uma infraestrutura de recepção terrestre simples e econômica. Uma estação de recepção completa pode ser comprada e instalada por R$ 3.000 a 4.000. A transmissão direta é através das estações de recepção que permitem o acesso a dados Meteosat-9, dados Spot Vegetation e produtos.

O encontro é destinado a pesquisadores, professores, estudantes, profissionais dos setores privado e governamental envolvidos com questões ambientais em geral e especialmente para aqueles que trabalham em domínios como meteorologia, recursos hídricos, agricultura, defesa civil e monitoramento.

Outras informações estão disponíveis na página do Encontro.