Trinta alunos colam grau na primeira turma de Enfermagem do Campus Arapiraca

A partir desta quinta-feira, 11 de agosto, ao ser realizada a colação de grau da primeira turma do Curso de Enfermagem do Campus Arapiraca, trinta novos enfermeiros estarão prontos para dar início a carreira que escolheram seguir, em solenidade no Teatro Sesi Arapiraca, a partir das 19h.

08/08/2011 15h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Professora Cíntia Bastos enfatiza que TCCs dos alunos retrataram o agreste alagoano

William Correia – estudante de Jornalismo

Da turma de formandos, que recebe o nome de “Melhor que seguir passos, é abrir caminhos”, alguns já obtiveram êxito antes mesmo do término do curso: duas alunas foram aprovadas no Curso de Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e outros três foram aprovados em concursos públicos.

Segundo Cíntia Bastos Ferreira, coordenadora do Curso de Enfermagem, os novos enfermeiros estão preparados tanto para seguir carreira acadêmica quanto para enfrentar o mercado de trabalho, pois a metodologia do curso de graduação envolve as diferentes possibilidades de atuação do profissional. Outro ponto positivo citado por Cíntia é a aproximação que os formandos já têm com diferentes situações encontradas no próprio agreste alagoano, o que permite atuar, “construindo planos de trabalho e estratégias de ação a partir do diagnóstico da realidade de inserção dos usuários”, conforme as palavras de Cíntia.

“Esboçado no perfil epidemiológico da região do agreste alagoano e considerando as entidades e serviços de saúde das mais variadas complexidades, os profissionais são formados com o intuito de dar respostas às demandas da população específica do agreste alagoano”, destaca a coordenadora. Este foi, provavelmente, o fator mais estimulante para que os formandos escolhessem a região como foco dos seus trabalhos de conclusão de curso, pois, de acordo com Cíntia, a maioria dos trabalhos abordam a atuação das diversas áreas de saúde nos diferentes municípios do Agreste alagoano.

Entre os homenageados pela turma está a reitora Ana Dayse Dorea, que será lembrada por seus esforços pela interiorização da Ufal. Além dela e dos paraninfos, também receberão homenagem o professor e ex-secretário Estadual de Educação Rogério Teófilo, a deputada Federal Célia Rocha e os patronos da turma serão os pais dos alunos.

Contando com uma entrada por ano, o curso de Enfermagem do Campus Arapiraca possui atualmente, além desta turma de formandos, 185 alunos e tem duração de dez semestres letivos divididos entre disciplinas teórico-práticas e estágios supervisionados. A previsão para a próxima colação é para agosto do próximo ano.

Conheça o Projeto pedagógico do curso.