Quinta Sinfônica no Teatro Deodoro

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) recebe a partir desta quinta, 18, a segunda temporada do projeto Quintas Sinfônicas, que acontece sempre na terceira quinta-feira de cada mês, no Teatro Deodoro, com o objetivo de ampliar os espaços de apresentações de música erudita e promover a fruição cultural, numa parceria com a Orquestra da Universidade Federal de Alagoas, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, e com a Secretaria de Estado da Cultura.

15/08/2011 14h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
O projeto Quintas Sinfônicas acontece sempre na terceira quinta-feira de cada mês

As apresentações terão entrada franca, a partir das 20h, bastando retirar os convites no dia da apresentação a partir das 14h, na bilheteria do Teatro Deodoro.

Nesta primeira apresentação, nos naipes, cerca de 50 músicos da orquestra apresentam um repertório de composições de artistas como Beethoven e Mozart. O concerto terá a participação de Rony Ferreira que tocará um solo de trombone durante a performance.

A Orquestra, que completa 30 anos de existência em 2011, vem se fortalecendo no cenário local com as apresentações tradicionais como o Concerto de Natal e de Páscoa. Além disso, desenvolve projetos de educação musical como o Concerto Didático, que incentiva a audição de composições clássicas e populares em crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas.

Para José Alípio Martins, regente da Quinta Sinfônica, o Teatro Deodoro, que é um espaço consagrado para a difusão das produções artísticas, amplia as possibilidades de fruição do público para a música orquestral. “O público terá um calendário fixo e poderá se organizar para que ao menos uma vez ao mês possa apreciar a música de concerto”, comenta o maestro.

Segundo o Diretor-presidente da DITEAL, Juarez Gomes de Barros: “Essa parceria com a UFAL e a SECULT é uma oportunidade de fortalecermos a produção de música erudita em Alagoas, e formarmos plateia para este segmento, e não há lugar mais indicado do que o centenário palco do Teatro Deodoro”, concluiu.

Sobre o solista

Rony Ferreira começou sua trajetória musical aos 11 anos de idade. Iniciou os estudos com o maestro Wadson Ribeiro na sede das Assembleias de Deus Ministério de Madureira em Maceió, quando se identificou com o trombone como instrumento de trabalho. Ao longo da sua carreira profissional, fez aulas com grandes nomes do trombone do mundo como: Radegundis Feitosa, Renato Farias, Alciomar Oliveira, Jiggs Whigham (EUA), Vittor Santos, Nathannael Brickens (EUA), entre outros.

Já tocou com os grandes nomes da música alagoana como Everaldo Borges, Macléim, Wilma Araujo, Eliezer Setton, entre outros. Teve a oportunidade também de tocar com grandes nomes da música instrumental do Brasil, como: Carlos Bala, Arthur Maia, Fafá de Belém, Heinz Schwebel, Moisés Alves, Alciomar Oliveira, entre outros. Hoje, além dos trabalhos instrumentais com o grupo Tempero Suave, Rony se apresenta em diferentes shows como participação especial.

Projeto Quintas Sinfônicas 2ª edição

Teatro Deodoro

Entrada franca – Os convites serão entregues no dia da apresentação (18) a partir das 14h, na bilheteria do Teatro Deodoro

Data: 18/08/2011

Hora: 20h

Realização: Universidade Federal de Alagoas, Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas e Secretaria Estadual de Cultura

Informações: (82) 3315-5665/ 5656 e 3221-3122

Contatos: Maestro Alípio Martins (8811-7487/9677-1527) e Coordenação de Cultura da Proex, Nicolle e Simone (3221-3122), Keyler Simões (8882-9828).