Projeto Carroceiro Vet Legal é pauta da Revista Horse

O projeto foi reconhecido como um dos mais atuantes no país durante Conferência de Medicina Equina.

18/08/2011 16h28 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Revista Horse destaca pesquisa do curso de Medicina Veterinária da Ufal

A Revista Horse, de maior tiragem nacional da área equestre, realizou na sua edição de julho de 2011 uma reportagem sobre o Projeto Carroceiro Vet Legal da Ufal, relacionando-o como exemplo nacional de solidariedade aos animais e às famílias que vivem dos animais de tração no Estado de Alagoas. Na reportagem, a Revista retrata a importância das ações do Projeto Carroceiro Vet Legal, que servem de exemplo para outras Universidades.

O Projeto é executado pelo Grupo de Pesquisa em Equídeos da Ufal (Grupequi-Ufal), sendo um Projeto de Extensão que, além do cunho extensionista, alicerça o ensino e a pesquisa do novo curso de Medicina Veterinária da Unidade de Ensino de Viçosa, que ainda passa por muitas dificuldades na sua implantação.

O Projeto é fonte de aulas práticas e de desenvolvimento de pesquisas, através da parceria com empresas, prefeituras e instituições, entre elas a Guabi Nutrição Animal, Vetnil, Deltalife Equipamentos Médicos Hospitalares, Comac Produtos Hospitalares, Pindorama, Haras Von Gold, Haras Rancho SantÁnna,Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Bretão, FAEAL e Prefeitura de Viçosa.

Reconhecimento nacional durante Conferência de Medicina Equina

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo curso de Medicina Veterinária, o Projeto Carroceiro Vet Legal é um dos diversos projetos do Campus Viçosa que mostram o potencial do curso de Medicina Veterinária da Ufal, já estando relacionado entre os projetos de extensão mais atuantes do Brasil na Área de Clínica Médica e Cirúrgica de Equídeos.

Nos dias 11 e 12 de Junho de 2011 o Grupequi-UFAL e o Projeto Carroceiro Vet Legal foram reconhecidos durante a XII Conferência Anual da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq), realizada no Palm Plaza Resort , na cidade de Campinas-SP. Nos anais do evento,o Grupequi teve destaque de meia página como Grupo de Pesquisa Destaque Nacional.

No evento a Ufal foi representada com dois trabalhos: Plasmaférese automatizada em Equinos: relato de dois Procedimentos e uso de solução neurolítica concomitante a desmectomia do ligamento acessório do tendão flexor digital profundo em potro com deformidade flexural. Ambos os trabalhos tem relação com projetos de inovação tecnológica na instituição, contando com bolsas de Pibit-CNPq.