Professor da Faculdade de Direito é o único do Nordeste em banca de recursos do Exame da OAB

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (FDA) e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Welton Roberto foi designado pelo presidente nacional da OAB Ophir Cavalcante para compor a Banca Recursal do IV Exame Nacional da OAB.

15/08/2011 15h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Welton Roberto foi designado pelo presidente nacional da OAB Ophir Cavalcante (à direita)

O professor da Ufal é o único representante do Nordeste a compor a banca, composta por nove membros da OAB oriundos de vários estados brasileiros. Na prática, a Banca Recursal julga os recursos interpostos pelos candidatos bacharéis em Direito que prestam o Exame, essencial para o ingresso na advocacia nacional.

Acredito que esta designação seja fruto de nossa atuação no Conselho Federal da OAB, sempre em defesa do Exame por acreditar que ele é um importante mecanismo para resguardar a advocacia nacional. Um exame forte beneficia a sociedade, porque impede que bacharéis inaptos à função exerçam a advocacia”, afirmou Welton Roberto.

Ainda segundo Welton Roberto, “nossa luta, ao lado de todos demais colegas docentes da FDA, é oferecer um ensino jurídico de qualidade aos nossos alunos e alunas. Por isso que a Ufal se destaca no estado como instituição que mais aprova alunos no exame da OAB, índice de aprovação de 45,05%. Com orgulho, o empenho dos professores e estudantes de nossa Faculdade de Direito nos colocou no 29º lugar na aprovação entre as 1.174 faculdades que tiveram alunos egressos inscritos no Exame” destacou o professor.

Welton Roberto é Professor da Universidade Federal de Alagoas e Pós-Doutorando em Jurisprudência Penal e Internacional pela Universidade de Pavia – Itália, além de Doutorando em Processo Penal pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O professor é Mestre em Processo Penal pela Ufal, tendo concluído seu Mestrado em 2006.

Advogado Criminalista, Welton Roberto foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas nos triênios 2004/2006 e 2007/2009, participando como Membro ativo da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, no triênio 2010/2012. O docente da Ufal ainda atuou como Presidente Regional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - biênio 2009/2010.
O professor é autor dos livros "Decisão Penal Benigna" publicado pela editora Juruá e "Defesas Criminais" publicado pela editora Saraiva.