Prêmio Victor Valla destaca ações de Educação Popular em Saúde

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde apresenta a primeira edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. A iniciativa tem por finalidade valorizar as práticas de Educação Popular em Saúde, que preserve os princípios da integralidade e humanização desenvolvidas no campo da gestão, participação, da formação e educação dos cuidados da saúde.

23/08/2011 14h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

O prêmio é organizado em parceria com o GT de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). O evento tem como base mais uma conquista do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (Cneps), e vai apoiar e contribuir para o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde.

Podem concorrer ao prêmio integrantes de movimentos sociais e populares, conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores, incluindo toda a sociedade civil, que desenvolvem e vivenciam experiências de Educação Popular em Saúde.

As categorias concorrentes ao prêmio são: Textos artísticos - contendo poesias, cordéis ou outras formas textuais que apresentem reflexões em relação a saúde; Musicais, Narrativas e Relatos - sobre acontecimentos reais, expondo suas repercussões e aprendizados, mantendo o interesse do leitor; Pesquisas e Sistematizações - textos científicos (artigos, teses e dissertações) desenvolvidos por pessoas do serviço de saúde, de entidades sociais e populares, de universidades e centros de ensino, visando à socialização de descobertas, questionamento e metodologia e Produções Audiovisuais e Musicais.

Podem ser apresentadas produções executadas em âmbito local, regional ou nacional, para mais informações sobre o prêmio acessem o site. As inscrições para participação do prêmio, são entre os dias 2 de Agosto e 15 de setembro, mediante o preenchimento online da ficha de inscrição e inclusão do trabalho no site.

Sobre Victor Valla

O prêmio Victor Valla é mais um marco institucional para dar mais visibilidade, fortalecer e respeitar as práticas, experiências em Saúde. Pesquisador de grande competência da Fundação Oswaldo Cruz, Victor Vicente Vallas, foi responsável pelo fortalecimento da relação entre Educação Popular e a Saúde. Deixou um legado com sua reflexões diretas com a saúde, sua obra é referência para as práticas de gestão participativa da saúde no SUS.