Posse de servidores marca reinauguração do auditório Nabuco Lopes

“Este talvez seja um dos mais importantes momentos nas suas vidas, pois essas foram suas escolhas. Ela é resultado de uma grande disputa, concretizando a vontade pessoal de ser servidor da Universidade Federal Alagoas. Vocês aqui estão por mérito próprio”, declarou a reitora Ana Dayse Dorea ao cumprimentar os servidores técnicos-administrativos e docentes empossados no dia 15 de agosto. A solenidade teve como local o auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, reinaugurado após dois anos fechado para reforma e novas adaptações.

17/08/2011 16h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
43 servidores tomaram posse no dia 15 de agosto

Diana Monteiro - jornalista

Os novos servidores são do concurso realizado em fevereiro desse ano e que preencheu nessa primeira etapa 43 cargos, destes 34 técnicos- administrativos e nove professores, contemplando os Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão. O quadro atual de recursos humanos da instituição passa a contar com 1.544 servidores técnicos - administrativos e 1.387 servidores docentes.

Conversando com os novos servidores, Ana Dayse destacou o crescimento da Ufal nos últimos anos nas áreas de pessoal e de investimentos que a gestão vem fazendo para o crescimento com qualidade da maior instituição de ensino superior de Alagoas.

“Vocês estão chegando no ano do Jubileu de Ouro da Ufal e num momento bastante especial: a reinauguração deste auditório depois de dois anos fechados”, disse Ana Dayse, acrescentando que a instituição já não é uma universidade pequena. “A Ufal tem atualmente um terço do seu quadro de pessoal renovado e essa realidade é resultado de sua expansão e interiorização, contemplando a capital e as regiões do Agreste e do Sertão”, enfatizou a reitora.

Ela também ressaltou o compromisso com a sociedade alagoana e o crescimento que cada um pode ter como ser humano e como profissional sendo servidor da instituição. “Aqui vocês têm liberdade de pensamento, têm seus direitos, mas também seus deveres. A Ufal, o Estado de Alagoas, esta Região e o País precisam de todos nós cada vez mais”, complementou Ana Dayse.

O vice-reitor Eurico Lôbo parabenizou os novos servidores dizendo ter a maior satisfação em recebê-los. “Que vocês venham se somar ao grande time que forma a Ufal, e posso dizer que temos o privilégio de pertencer a essa grande família e fazer a Universidade que todos nós queremos. Sejam muito bem – vindos”, declarou o  reitor eleito, que assume o cargo a partir de 4 de dezembro próximo. Fizeram também parte da mesa a pró-reitora Sílvia Cardeal, os pró-reitores Pedro Nelson e João Carlos Barbirato, o diretor do Departamento de Administração de Pessoal, Wellington Pereira e o coordenador do Sintufal, José Marcos Gomes.

Compromisso social

A competência, a ética e o trabalho em prol da sociedade foram destacados por Antônio Litrento, que representou os servidores empossados. Dizendo-se muito feliz, ele falou nos desafios da vida e de sua luta e dedicação para a conquista da vaga. “Fui aluno da Ufal e retorno a esta instituição como servidor. Coloco-me à disposição desta renomada instituição de ensino superior”, disse Antônio, bastante emocionado.

Situação semelhante é a do jovem Felipe Mendonça Monteiro que se graduou pela Ufal em Direito e retorna à instituição como servidor técnico–administrativo. Lotado no Setor Jurídico do Departamento de Administração de Pessoal, Felipe disse ter aguardado com bastante expectativa a sua convocação.

“Colei grau em abril deste ano e dois dias depois saiu o resultado do concurso. O meu objetivo é crescimento profissional que passa por qualificação, e sei que a Ufal tem em pleno desenvolvimento um programa voltado para o servidor técnico”, enfatizou Felipe, que teve aprovação em outros dois concursos.

Reabertura do auditório Nabuco Lopes

Com essa solenidade, a comunidade universitária recebe de volta mais um espaço para a realização de atividades. Trata-se do já conhecido Auditório Nabuco Lopes, localizado no prédio da Reitoria, que durante dois anos de obras passou por reforma e serviços de adaptações.

No auditório foi instalado uma plataforma elevatória (elevador), para dar maior acessibilidade aos deficientes físicos, além de cadeiras giratórias e poltronas para obesos, luminárias de emergências, extintores de pó químico seco e de água pressurizada.

Na reforma, houve a remoção das poltronas e revestimentos das paredes, e pisos para a criação de painéis acústicos, além da troca de louças e metais sanitários novos. Dentre os serviços, foram feitas a revisão e adequação do novo projeto luminotécnico, reinstalação do sistema de ar condicionado central e instalação de caixas de som embutidas no teto. O Auditório está aberto para uso de segunda a domingo, inclusive nos feriados, nos três horários.

O agendamento é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação (Ascom), localizada no prédio da Reitoria (primeiro andar), pelo telefone 3214 – 1052, das 8 às 12h e das 14h às 18h.