Linguista americano ministra palestra sobre Linguagem como ferramenta cultural

Na segunda-feira, 22 de agosto, no auditório do antigo CSAU, às 14 horas, será realizada palestra com o linguista americano Daniel Leonard Everett, com o título "Fogo Cognitivo: A Linguagem como Ferramenta Cultural". A palestra discorrerá sobre o livro "Fogo Cognitivo", que será lançado no dia do evento.

09/08/2011 15h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Professor Daniel Leonard é um estuodioso da linguagem de tribos indígenas do Amazonas

Professor Daniel Leonard é um estuodioso da linguagem de tribos indígenas do Amazonas

 

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), da Faculdade de Letras. O público-alvo da palestra é toda a comunidade acadêmica, sobretudo os interessados em questões relacionadas à linguagem, à cognição, à cultura (antropologia) e as causas indigenistas. Para participar do evento não é preciso fazer inscrição.

O palestrante Daniel Everett é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo desenvolvido pesquisas de campo entre os "Pirahã", tribo indígena do sudoeste do Estado do Amazonas.

O professor já publicou mais de 90 artigos científicos em periódicos renomados, além de ter escrito e publicado vários trabalhos sobre línguas românicas, especialmente sobre clíticos em Português, Francês, Espanhol, entre outras. Um documentário sobre sua vida e obra, A Gramática da Felicidade, está agendado para lançamento em todo o mundo em 2012.

I Seminário Ação em Foco discute extensão

A Faculdade de Letras (Fale) ainda recebe no período de 22 a 26 de agosto, a IV Semana de Letras e o I Seminário de Extensão. Os dois eventos contarão com um público-alvo de aproximadamente 300 participantes e envolve atividades docentes e discentes da Fale, com minicursos, palestras, mesas redondas, oficinas, comunicações oreais e Expoletras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto. Mais informações no blog ou através dos e-mails petletrasufal@gmail.com e seminarioextensaofale2011@gmail.com.