HU desenvolve ações preventivas sobre a Doença Renal Crônica

04/08/2011 17h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

Lucas Alcântara - Ascom HUPAA

A falta de informação é um dos fatores que influenciam no alto índice de portadores de Doença Renal Crônica (DRC) no Brasil. Agindo de forma silenciosa, a DRC muitas vezes só é descoberta quando o funcionamento dos rins já está comprometido, sendo necessário submeter o paciente ao tratamento de hemodiálise, diálise peritoneal ou ao transplante renal.

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisas Datafolha, cerca de 12 milhões de brasileiros adultos sofrem de problemas renais e 70% não sabem disso. Este levantamento aponta também que, a cada 10 pessoas, apenas três sabem identificar problemas de saúde que possam comprometer o funcionamento dos rins e gerar lesões no órgão, como o diabetes e a hipertensão, denominadas doenças de base por estarem associadas à doença renal.

No Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), projetos de extensão têm desenvolvido ações para alertar os usuários sobre a importância da prevenção à doenças silenciosas no geral. A partir de agosto, novas atividades em prol da promoção à saúde serão colocadas em prática pelo Serviço Social do Centro Integrado de Nefrologia (CIN).

Aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Proex), o projeto ‘Vigilante do Rim: Prevenindo Doenças Renais’ chega ao HUPAA como um multiplicador de informações sobre as doenças de base. O projeto será norteado pela divulgação e execução de ações preventivas, alertando, assim, a população para adoção ou mudanças de hábitos que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Segundo Rita de Cássia, assistente social do CIN/HUPAA e coordenadora do ‘Vigilante do Rim’, o projeto é destinado aos acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social, e as inscrições, que deverão ser feitas na Proex, teve início no dia 1° de agosto, ficando abertas até o dia 20 do mesmo mês.

As atividades serão desenvolvidas no HUPAA, as quartas-feiras, das 9h às 11h, com certificado de 150 horas em carga flexível. Mais informações devem ser obtidas através do e-mail vigilantedorim@gmail.com ou pelo telefone (82) 8877-2554.

Com a execução deste novo projeto, o HUPAA dá continuidade ao trabalho preventivo desenvolvido por profissionais de outras áreas na instituição, que há tempos buscam orientar e alertar a população sobre as doenças silenciosas, a fim de livrar que mais pessoas sejam vítimas da falta de informação, como o caso da DRC, que acomete milhões de brasileiros.