Eurico Lôbo e Rachel Rocha encabeçam listas tríplices para reitor e vice-reitor

Em sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira, 8 de agosto, o Conselho Universitário (Consuni), referendou o nome do atual vice-reitor Eurico de Barros Lôbo Filho para encabeçar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação para o cargo de Reitor da Universidade Federal de Alagoas, quadriênio 2011 -2015.

09/08/2011 14h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Eurico Lôbo foi eleito pela comunidade universitária em junho deste ano

Diana Monteiro – jornalista

Presidida pela reitora Ana Dayse Rezende Dorea, a sessão contou com a participação de 49 conselheiros, entre eles os representantes das três entidades universitárias - Adufal, Sintufal e DCE. Na oportunidade tomaram posse como conselheiros os novos representantes do segmento estudantil no Consuni, que passa a contar com participação de alunos dos campi do interior.

O professor Eurico Lôbo foi eleito pela comunidade universitária em junho deste ano com a maioria dos votos nos três segmentos (docente, técnico-administrativo e estudante), compondo a chapa como vice-reitora a diretora do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Rachel Rocha de Almeida Barros. A reunião extraordinária do Consuni encerrou, na instituição, o processo de consulta à comunidade universitária para escolha dos novos dirigentes. A nomeação de Eurico Lôbo é feita pela Presidência da República e a posse será em Brasília, em dia ainda a ser marcado. No dia 4 de dezembro, a reitora Ana Dayse Dorea transmite o cargo ao novo reitor.

Listas tríplices

Atendendo à Resolução 17 de 11 de abril de 2011, no período de 2 a 5 deste mês, o Conselho Universitário abriu inscrições para a composição das listas tríplices dos candidatos a reitor e a vice- reitor da Ufal. Integram a lista tríplice, encabeçada por Eurico Lôbo, os professores Edson de Sousa Bento, diretor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e o pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros Dantas. Para a vice-reitoria a lista tríplice, liderada por Rachel Rocha, foi formada pelo diretor do Centro de Tecnologia (Ctec), Valmir Pedrosa e pela diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Verônica Robalinho.

Conforme delegação do MEC, ao ser empossado, o reitor tem competência de nomear sua vice, que diferente dos processos anteriores iniciará sua gestão como vice-reitora também em dezembro, e não posterior ao reitor. O Consuni teve o seguinte resultado: Eurico Lôbo teve o nome referendado por 46 conselheiros; Anderson de Barros recebeu dois votos e Edson Bento, um voto.

Respeito ao voto

“Essa é uma das sessões mais importantes do Conselho Universitário quando se reconhece a consulta feita à comunidade universitária e define a composição da lista tríplice para reitor desta instituição para o quadriênio 2011-2015, respeitando historicamente o processo democrático consolidado neste momento. Um processo que teve início na Ufal em 1986 com a eleição de Delza Gitai para reitora”, destacou a reitora e presidente do Consuni, Ana Dayse Dorea.

A reitora enfatizou o princípio da consulta paritária que continua mantido na instituição para a escolha do cargo de reitor e vice-reitor. “Agradeço também o reconhecimento das outras chapas ao processo democrático. Espero que a Ufal cresça cada vez mais também de forma que possa melhorar o processo de escolha que requer uma discussão maior. Mais uma vez a Universidade Federal de Alagoas sai vitoriosa”, disse Ana Dayse.

Dirigindo-se aos conselheiros e especialmente ao reitor eleito Eurico Lôbo e a futura vice-reitora Rachel Rocha, a reitora falou dos desafios a serem enfrentados para a busca do crescimento. “É preciso ter muita noção do que seja uma instituição de ensino federal na nossa região e no Estado de Alagoas”, enfatizou Ana Dayse reforçando o desafio e a importância da instituição como vetor de desenvolvimento local.

Parabenizou também a representação estudantil no Conselho Universitário, o trabalho da comissão eleitoral e do secretário executivo de Conselhos Superiores, Rômulo Rogério Moreira, como fundamentais para o andamento e consolidação do processo democrático.

Gestão participativa

Uma gestão com participação da comunidade e a liderança e dedicação da reitora Ana Dayse para o crescimento da Ufal nos oitos anos de gestão, foram destacados por Eurico Lôbo e Rachel Rocha que a partir de dezembro assumem o destino da mais antiga instituição federal de ensino superior de Alagoas .

“Gosto de trabalhar, sei da minha responsabilidade como cientista social e daremos continuidade ao trabalho consolidado pela reitora Ana Dayse, investindo na qualidade e desenvolvimento da Universidade Federal de Alagoas. Não tenho dúvida de que toda a crítica positiva que vier é para melhorar a gestão”, disse Rachel, acrescentando que se sente muito gratificada pela confiança depositada pela comunidade universidade ao seu nome.

O reitor eleito Eurico Lôbo fez um agradecimento especial a sua futura vice-reitora Rachel Rocha e reforçou que a construção da Ufal requer a participação de todos. “Quero trabalhar de forma muito próxima da comunidade universitária. Dirigir a maior instituição de ensino superior deste Estado é para mim não só um compromisso com a comunidade interna mas com a sociedade alagoana. Estamos fortemente imbuídos para fazer uma Ufal diferenciada no interior”, disse Eurico, agradecendo aos três segmentos universitários pela participação, empenho e respeito ao processo democrático da instituição.