Engenharia de Pesca forma primeira turma

Nesta quarta-feira, 24, o curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Ensino de Penedo realiza a sua primeira colação de grau. Cinco formandos da turma denominada “Professor André Luiz Gentelini” participam da solenidade, que será realizada no Teatro Sete de Setembro, às 19h. Mais trinta alunos devem concluir o curso no final deste ano.

22/08/2011 17h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Município de Penedo foi contemplado pelos estudos dos TCCs

William Correia – estudante de Jornalismo

Segundo especifica o projeto pedagógico criado em 2006, o curso de Engenharia de Pesca tem entre suas finalidades capacitar o profissional para a produção de resultados que visem melhorar a qualidade de vida das comunidades pesqueiras, além de dotá-lo de conhecimentos relativos à diversidade de ecossistemas aquáticos, seu manejo e gestão. Petrônio Coelho Filho, coordenador do curso, defende que município e Estado possuem as características naturais necessárias para o desempenho da função do profissional.

Os novos profissionais, que já começam a trilhar caminhos concorrendo a vagas em pós-graduações ou já entrando no mercado de trabalho, tiveram seus trabalhos de conclusão de curso com temáticas voltadas a especificidades da região onde o curso está inserido. “Os TCCs apresentados possuem aplicação direta, buscando solucionar questões apresentadas por alguns setores da cadeia produtiva. Apesar dos trabalhos terem foco local ou regional, os resultados podem ser reaplicados para outras regiões”, esclarece Petrônio.

Entre os objetos de estudo dos alunos está a produção da espécie de peixe tilápia na região do Baixo São Francisco. Os trabalhos que tiveram o peixe como foco foram Influência do Nível de Arraçoamento e Frequência Alimentar no Desempenho de Alevinos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), de Manoel Messias dos Santos; Viabilidade Econômica do Cultivo de Juvenis de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em Tanque-rede sob Diferentes Densidades de Estocagem, de Jaime André Calumby Pereira; e Efeito de Diferentes Densidades de Estocagem para o Cultivo de Alevinos de Tilápias (Oreochromis niloticus), de Genilson Mauricio dos Anjos.

A queda da produção do camarão marinho, que tem como maior ponto comercial o Pontal do Peba, também foi objeto de estudo. Sendo assunto recorrente entre a comunidade pesqueira, segundo o professor, esse foi o motivo da escolha de Valéria Maria de Melo Lima pelo trabalho Dinâmica Populacional do Camarão-Branco (Litopenaeus schmitti): Pescados na Região da Foz do São Francisco. Os resultados do TCC de Valéria, de acordo com Petrônio, podem ser utilizados por órgãos ligados a regulamentação da pesca do camarão.

Outra temática escolhida foi a comercialização do pescado. Angélica Cesarina Ribeiro Gomes, com seu Método do Índice de Qualidade (QIM) para Avaliação de Frescor do Tambaqui (Colossoma macropomum) Comercializado no Mercado Público do Peixe de Penedo – AL, apresentou informações que irão auxiliar na tomada de decisões, por parte dos setores responsáveis, para melhoria do produto comercializado na região.