Curso qualifica estudantes e profissionais para situações de emergência em Alagoas

Maior evento preparatório da área de urgência no Estado reunirá cerca de 200 pessoas na Casa da Palavra, de 12 a 31 de agosto

05/08/2011 15h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

Entre os dias 12 e 31 de agosto, a Casa da Palavra será o palco para o XXVI Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas, maior evento preparatório para situações de urgência no Estado. Coordenada pelo médico Ricardo Nogueira, a iniciativa está sendo organizada pelos doutorandos em medicina do quinto e sexto ano da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com a Casa da Palavra e a Organização Parceiros da Vida.

O curso, que trará para Alagoas alguns dos mais renomados médicos de todo o Brasil, tem como principal finalidade capacitar profissionais, em especial acadêmicos que atuarão como estagiários na área de urgência do Hospital Geral do Estado (HGE), para as mais diversas ocorrências de caráter emergencial vivenciadas diariamente nas unidades de saúde.

As atividades acontecerão de segunda a sábado, das 19h às 22h. A perspectiva é de que aproximadamente 200 pessoas entre estudantes e profissionais da área participem da qualificação.

Serão aulas práticas e teóricas que trabalharão temas como Trauma Cardíaco, em palestra ministrada pelo Dr. Alexandre Ciappina Hueb, professor colaborador médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), urgências em oftalmologia, crise hipertensiva, além de Cardioembolismo, com o autor do Tratado de Clínica Médica brasileiro, Dr. Antônio Carlos Lopes, atual presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Diretor da Escola Paulista de Medicina.

Também participará do evento o Dr. Carlos Eduardo Leão, especialista na área de queimaduras. O médico é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, titular fundador da Sociedade Brasileira de Queimaduras e também chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da FHEMIG.

De acordo com o doutorando em medicina do quinto ano da Ufal e um dos organizadores do evento, Davi Freitas, o Curso é um grande instrumento de apoio para todo o sistema de saúde em Alagoas, por capacitar um número considerável de pessoas, visando diminuir a carência de profissionais qualificados para atuar nessas situações.

O curso contribui e muito para que a demanda de profissionais com a devida capacitação na área de saúde em Alagoas seja suprida. É fundamental estar habilitado para enfrentar as mais extremas situações do cotidiano de uma unidade de emergência, que pode ser considerado um verdadeiro campo de guerra, onde diversas batalhas precisam ser vencidas diariamente”, explica Davi Freitas, que participou nos dois últimos anos do curso.

O doutorando em medicina ainda fala que um dos momentos mais aguardados do XXVI Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas será a simulação de ocorrência desenvolvida para os participantes. O procedimento contará com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). O simulado do curso de emergências em Alagoas é, atualmente, o maior de toda a região Nordeste.

Inscrições – Os interessados em participar do XXVI Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas deverão fazer suas inscrições na Casa da Palavra, localizada na ladeira do Brito, no bairro do Farol, ou pelo telefone 9316/1692. A taxa de inscrição para estudantes custa R$ 290, já para profissionais o valor cobrado é de R$ 350.