Bibliotecários da Ufal são parceiros do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia

05/08/2011 16h19 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Reitora e bibliotecários na gravação do programa de Geraldo Câmara

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Pela primeira vez Alagoas sedia o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CCBB) que traz na XXIV edição a temática “Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social”. O evento que tem início neste domingo, 7, prossegue até o dia 10 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso e conta com o apoio dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca da Universidade Federal de Alagoas na organização.

O XXIV CCBB é um congresso organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Associação Alagoana dos Profissionais em Biblioteca (AAPB) que reunirá 1200 congressistas de diversos estados para a apresentação de experiências, práticas e difusão de produção técnico-científica relativa a bibliotecas e centros de informação, ensino e pesquisa. “Além de revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas e do desenvolvimento dos produtos desta área”, emenda a organização.

Para a realização do evento estão engajados profissionais de biblioteconomia da Ufal na organização da produção e comunicação científica, através da Coordenação da Diretoria de Produção Técnica e Científica por intermédio dos professores Edivanio Duarte como coordenador e Marcos Aurélio Gomes, na função de secretário, já os professores estão envolvidos na avaliação dos trabalhos e na editoração eletrônica de anais.

Segundo a reitora Ana Dayse Dorea é preciso capacitar muito para cobrar do profissional aquilo que ele deve passar. Atualmente a universidade apresenta em seu quadro de funcionários 21 profissionais da informação atuando no Campus Maceió e Campus Arapiraca e nas unidades de ensino de Palmeira dos Índios, Viçosa e Penedo.

A Biblioteca Central, que funciona no Campus Maceió, das 7h às 22h de segunda a sexta e de 8h às 14h no sábado, atende diariamente 2 mil usuários, entre os 23 mil cadastrados no Sistema de Bibliotecas (Sibi). O Sistema de Bibliotecas da Ufal constitui-se de Biblioteca Central e Setoriais, no Campus Maceió há uma central e sete setoriais distribuídas nos cursos de Matemática, Química, Física e Letras; no Campus Arapiraca há quatro setoriais e outras duas setoriais no Campus do Sertão nas unidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, totalizando uma Biblioteca Central e 13 setoriais.

Curso de Biblioteconomia

Os estudantes que concluem o ensino médio encontram no curso de Biblioteconomia da Ufal,o único oferecido em Alagoas, mais uma opção de carreira profissional. O curso vem há 13 anos formando profissionais da área que se dedicam ao estudo, à pesquisa e à organização da informação registrada para a preservação e disseminação da memória cultural e do conhecimento científico e tecnológico.

A cada semestre são ofertadas 25 vagas para o único horário de funcionamento que é o noturno, neste semestre (2011.2) o curso iniciou as aulas com 123 alunos matriculados. Mais informações sobre o evento acesse o endereço.