Pesquisa: Economia e Cultura no Sertão Nordestino

Entender as transformações do sertão nordestino, com suas tradições culturais, que sofreram o impacto da modernização, da industrialização e da globalização das informações, mas mantiveram uma identidade em torno da agricultura e das lutas populares. Definir o que é autêntico na cultura sertaneja diante dessas mudanças e influências político-culturais. Esses são os desafios do cientista social Elder Patrick Maia Alves, no livro “A Economia Simbólica da Cultura Popular Sertanejo-Nordestina”, um resumo da tese de doutorado defendida por ele, em 2009, na Universidade de Brasília (UnB).

Cursos de Engenharias e Arquitetura pesquisam soluções para inundações

O manejo da água da chuva é um item que compõe o sistema de saneamento básico de uma cidade. Com o objetivo de diminuir efeitos nocivos das águas pluviais na cidade de Maceió, o Programa de Pós-graduação em Saneamento Básico do Centro de Tecnologia realiza pesquisas nas áreas que acumulam essas águas, as Bacias. O programa é composto por dois grandes projetos, o Maplu e o H2URB. Os estudos são realizados nas Bacias do Tabuleiro do Martins, do Riacho Reginaldo e do Riacho Jacarecica.

Padronização de restaurantes oferece segurança alimentícia no Campus Maceió

Quem já tem ao menos dois anos na Universidade deve ter percebido que a Ufal ganhou novos espaços de alimentação: inicialmente foi inaugurada a Praça da Inclusão, localizada entre a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e o Instituto de Matemática (IM); logo depois foram entregues os restaurantes do Centro de Educação (Cedu) e da Faculdade de Medicina (Famed).