8 de junho: eleição tranquila nos campi e unidades de ensino

A quarta-feira, 8 de junho, foi de muito movimento na Ufal. No Campus A. C. Simões, três cores tomaram conta de todos os espaços. Alunos, técnicos e docentes, independente do tempo que estejam na Ufal, depositaram o voto para escolher o gestor dos próximos quatro anos.

Estudos pioneiros prometem diminuir emissão de gases nocivos na atmosfera

Métodos para diminuição da emissão de componentes causadores do efeito estufa estão sendo estudados em diferentes perspectivas em todo o mundo. Pensando em aliviar a tensão pela qual o planeta Terra vem passando, como consequência das altas temperaturas provocadas pela emissão de gases considerados nocivos quando emitidos em grande quantidade na atmosfera, pesquisadores da Ufal se dedicam ao estudo da produção e das potencialidades do carvão vegetal e de técnicas que auxiliem na captação de dióxido de carbono.

Projeto Carroceiro Vet Legal investe em melhoria genética de cavalos

A Unidade de Ensino de Viçosa recebeu no mês de maio um potro da raça Bretão, objetivando iniciar o trabalho de melhoria genética em cavalos de pequenos proprietários rurais e carroceiros da região de Viçosa. O estudo científico será feito dentro do projeto Carroceiro Vet Legal, uma das ações do Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), do Curso de Medicina Veterinária do Campus Arapiraca.

Pesquisa em sensoriamento de trânsito leva benefícios para as grandes cidades

Estreado por Tom Cruise em 2002, o longa-metragem Minority Report abordava o sensoriamento de todos os ambientes públicos através de um sistema integrado de informações, onde seria possível rastrear carros, interromper o tráfego, controlar saídas e entradas em prédios públicos, além de monitorar todos os cidadãos através de câmeras. Na Ufal, o projeto “Olhos da Cidade: Inteligência Computacional Aplicada à Gestão de Trânsito” desenvolve pesquisas que possivelmente tornarão essa ficção em realidade.

Programa de Inserção dos Servidores tem nova edição

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) convoca os servidores que tomaram posse no período de fevereiro a junho de 2011 para participar do Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), que será realizado nos dias 5 e 6 de julho. Técnicos e professores que não participaram do Pins de fevereiro de 2011 também devem participar desta edição.

Pesquisa analisa a ação da atmosfera sobre a sociedade

A influência do clima sobre as ações humanas é bastante conhecida por toda a população. Não é à toa que consultamos o serviço de meteorologia antes de uma viagem ou de planejar uma festa ao ar livre. Mas esse tema ainda é pouco abordado cientificamente. Poucos estudiosos se dedicam a pesquisar os vários aspectos em que clima e temperatura podem alterar o nosso cotidiano.