Ufal elabora padrão de normatização acadêmica

02/06/2011 09h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Grupo de trabalho coordenado pelo Prof Enildo (de camisa com listras verticais)

Lenilda Luna - jornalista

Para muitos universitários, redigir textos científicos dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não é uma tarefa fácil. São muitas regras que devem ser levadas em conta, que vão desde espaçamento a como devem ser colocadas as abreviaturas e siglas. Detalhes que tiram o sossego dos que elaboram um trabalho de conclusão de curso, por exemplo.

Para facilitar o trabalho de estudantes e professores, as universidades elaboram guias que resumem as principais regras utilizadas na produção dos textos acadêmicos. Este trabalho está sendo realizado na Ufal por um grupo coordenado pelo professor Enildo Marinho Guedes, doutor em psicologia, com livros publicados sobre metodologia científica.

“A intenção não é engessar os TCCs, que obedecem aos critérios estabelecidos em cada área de conhecimento, mas é preciso ter um padrão, ainda que ele seja dinâmico, aberto as mudanças e correções”, explica Enildo Marinho.

Para permitir constantes atualizações, o manual elaborado na universidade não será publicado em texto impresso. “Vamos colocar todas as informações em um site, para que o acesso seja facilitado. Quem precisar pode imprimir trechos, mas recomendamos a consulta online”, diz o coordenador do trabalho.

A intenção é compilar as normas mais utilizadas em trabalhos acadêmicos em no máximo 50 páginas, cobrindo pelo menos 98% das regras que alunos e pesquisadores precisam seguir na elaboração dos textos científicos. Quando ficar pronto, o manual será apresentado à Câmara Acadêmica, depois avaliado no Consuni, para então ser disponibilizado.

O trabalho que está sendo coordenado pelo professor Enildo Marinho e conta com a participação dos professores de Biblioteconomia, Livia Aparecida Ferreira Lenzi e Iuri Rocio Franco Rizzi, além do estagiário Daniel Lisboa. A previsão é que fique pronto em agosto deste ano.