Padronização de restaurantes oferece segurança alimentícia no Campus Maceió

Quem já tem ao menos dois anos na Universidade deve ter percebido que a Ufal ganhou novos espaços de alimentação: inicialmente foi inaugurada a Praça da Inclusão, localizada entre a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e o Instituto de Matemática (IM); logo depois foram entregues os restaurantes do Centro de Educação (Cedu) e da Faculdade de Medicina (Famed).

22/06/2011 11h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Praça da Inclusão está funcionando desde o segundo semestre de 2010

Jhonathan Pino - jornalista

Desde o início de 2010, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) vem publicando Editais de licitação na modalidade de Concorrência Pública, para a concessão desses espaços no Campus Maceió. “A construção das cantinas, que começaram a ser entregues no segundo semestre de 2010, foi a forma encontrada para oferecer opções para que servidores e alunos possam permanecer e se alimentar dentro da Universidade”, explica Elias Barbosa, gerente de Serviços Gerais.

Ainda estão sendo finalizadas as cantinas que ficarão entre o Instituto de Física (IF) e o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), além do Restaurante do Centro de Tecnologia, que deverá ser o de maior movimentação no Campus Maceió, com um espaço físico de 113m2. Todos esses espaços já tiveram o processo licitatório finalizado e os contratantes definidos. “Mas quem acabou participando das licitações foram as pessoas que já tinham comércio no campus, o que acabou regularizando a permanência deles”, ressalta Elias.

Os contratos foram feitos visando à melhoria nos serviços dos restaurantes. “Os restaurantes e cantinas precisam ter nutricionistas para acompanhar o tratamento dos alimentos. Além disso, é necessário que a comunidade dê um feedback sobre a qualidade dos serviços oferecidos”, acrescenta Elias.
Também através de um convênio da Sinfra com a Faculdade de Nutrição, essas cantinas estarão sujeitas a uma avaliação sobre a qualidade dos alimentos, os cuidados tomados com a higiene, além do tratamento com os usuários.

Publicação de novos editais

Novos restaurantes devem ser construídos no futuro Espaço de Convivência, que ficará por trás da atual Praça de Conveniência. Logo após a finalização desses prédios, os editais de Concorrência Pública serão publicados. Os contratos têm durabilidade de até 60 meses e, finalizado o prazo, são realizadas novas concorrências para a renovação das concessões.
O vencedor da concorrência para cada espaço poderá oferecer lanches e refeições (almoço e janta). Dentre os critérios exigidos estão: ser pessoa jurídica; ter experiência no ramo; ter nutricionista responsável pelo estabelecimento; ter cadastro no Sistema de Cadastramento de Fornecedores do Governo Federal (Sicaf); e estar em dia com as obrigações sociais (INSS, FGTS e Receita Federal).