Observatório astronômico estará aberto ao público durante eclipse lunar


14/06/2011 12h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Fonte: OJornalweb

Nesta quarta-feira, 15 de junho, os interessados em assistir ao eclipse lunar poderão fazê-lo no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro de Estudos e de Pesquisas Aplicadas (Cepa). O eclipse lunar ocorre quando a Lua, em seu movimento orbital, encontra a sombra que a Terra projeta no espaço. Ele pode ser total ou parcial.

 

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, a probabilidade de o eclipse ser observado por nós alagoanos é pequena. “O observatório estará aberto a todos se as condições atmosféricas permitirem. Este será um espetáculo que ninguém deve perder. O melhor horário de observação será das 18h às 19h”, informa.

 

Ele acrescenta ainda que, por ano, no mundo todo, ocorrem de 2 a 7 eclipses solares e lunares. “A observação do eclipse tem grande apelo popular, uma vez que há uma série de mitos sobre este evento”, destaca.

 

Adriano adianta também que a lua nascerá por volta das 17h07 totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. A partir das 18h02 irá lentamente saindo da umbra e penetrando na penumbra, que é a parte mais clara da sombra da Terra.

 

O coordenador do observatório frisa também que a lua sairá completamente da umbra por volta das 19h02 e da penumbra às 20h. “O OAGLL estará aberto ao público com seus telescópios de prontidão, aguardando esse espetáculo cósmico”, revela.

 

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima funciona no Cepa e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), que tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti/AL); Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da Usina Ciência; e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).