Museu Théo Brandão recebe a visita de representantes da Casa-Museu Abel Salazar


09/06/2011 09h20 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Profª Maria Luísa Garcia e o Prof. Eugênio Araújo conhecendo as salas de exposição do Museu Théo Brandão

Profª Maria Luísa Garcia e o Prof. Eugênio Araújo conhecendo as salas de exposição do Museu Théo Brandão

Na quinta-feira, 2 de junho, o Museu Théo Brandão recebeu a visita de dois representantes da Casa-Museu Abel Salazar, vinculada a Universidade de Porto/Portugal: os professores Maria Luísa Garcia Fernandes e Eugênio Araújo.

A visita foi mediada pelo assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal, professor José Niraldo de Farias. O diretor do Museu, professor Wagner Chaves, apresentou as instalações, como as salas de exposição, a biblioteca e o acervo sonoro/visual de Théo Brandão.

A Casa-Museu Abel Salazar, em Portugal, foi criada para manter as obras, objetos, mobiliários e diversos trabalhos, como desenhos, esculturas, cobres martelados, gravuras e trabalhos de investigação científica e livros do professor e médico Abel Salazar.

O artista com referências sociais na pintura portuguesa, foi docente da Faculdade de Medicina do Porto e após o afastamento da vida acadêmica desenvolveu em sua casa uma produção artística variada na temática e na expressão plástica, o que o torna uma das figuras mais importantes da cultura portuguesa.