Movimentos universitários cristãos promovem eventos no feriado de Corpus Christi

20/06/2011 13h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Congresso do Movimento Estudantil Alfa e Ômega será realiazado na Universiadade do Estado da Bahia (Uneb)

Rose Ferreira - jornalista

No feriado de Corpus Christi, de 23 a 26 de junho, estudantes de várias partes do Brasil estarão reunidos na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para participar do Congresso do Movimento Estudantil Alfa e Ômega, um movimento cristão que atua em universidades de todo o mundo desde o seu surgimento em 1951, na Universidade da Califórnia.

Com o tema “A partir de nós”, o Congresso irá abordar seis diferentes ênfases: Movimento na prática; Salvos por completo; Movimentos além da Universidade, que enfatizará a importância da continuidade dos movimentos espirtuais no ambiente de trabalho e também nas redes sociais; Elementos fundamentais de um Movimento; Tudo para a glória de Deus, cujo objetivo é trabalhar a importância da administração do tempo na vida universitária; e Movimentando-se para comunicar, que será coordenada pela musicista Janiê Sucupira, capacitada por 11 meses nas áreas de Música e expressões verbal e não-verbal em Indiana, nos Estados Unidos.

Nas nossas oficinas, teremos aulas teóricas e práticas de como falar melhor a sua audiência, contato visual e expressão facial, bem como analisar o público-alvo, tendo em vista os assuntos que o interessam”, explica Janiê Sucupira, diretora nacional do Brasil Música e Missão (BMM).

Alagoas será representada por cerca de 45 estudantes dos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que apresentarão no evento as ações desenvolvidas pelo Programa Ufal em Defesa da Vida, que visa mobilizar a sociedade e a comunidade acadêmica sobre a violência que assola o Estado de Alagoas, através de atividades culturais, artísticas e científicas.

Acreditamos que para desenvolvermos uma cultura de paz e não-violência é necessário também nos voltarmos para valores fundamentais do cristianismo, como o amor ao próximo e a empatia, colocar-se no lugar do outro. E para isso, não devemos esperar que a sociedade modifique, porque a mudança precisa começar em cada um de nós, a partir de nós, como o próprio tema do Congresso aborda”, destaca Welton Santos, estudante do 8º período de Engenharia Civil do Campus Maceió e um dos líderes locais do Movimento.

Histórico

O Movimento Estudantil Alfa e Ômega e o Brasil Música e Missão são ministérios da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo (CEPC), uma organização missionária sem fins lucrativos fundada pelo Dr. Bill Bright, em 1951. No Brasil, a CEPC chegou em 1970 com universitários da Universidade de São Paulo (USP). Hoje, a organização conta com 26.000 missionários de tempo integral e mais de 255.000 voluntários treinados, atuando em mais de 190 países. O que começou como um ministério universitário, atualmente alcança quase todos os segmentos da sociedade no mundo inteiro. Saiba mais.

Universidades Renovadas

Também entre os dias 23 e 26 de junho, a Arquidiocese de Maceió sediará o Encontro Regional Universidades Renovadas do Nordeste (ERUR - NE), com o tema “Por causa de Tua palavra, lançaremos as redes” (Lc 5.5) e o lema Universitários e Profissionais: “Desbravai novos campos” (cf. Jr 4.3). O encontro é promovido pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR), da Renovação Carismática Católica do Brasil, e “tem por primeiro objetivo, congregar todas as expressões acadêmicas e profissionais para um diálogo evangelizador-científico no âmago da fé e razão”, afirma o seminarista Luiz Antônio de A. Guimarães, assessor de comunicação do ERUR-NE, que também ressalta que este ano o MUR completa 15 anos de atuação na região Nordeste.

Essa edição do ERUR-NE terá como palco o Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas, constando na programação Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, orações, mesas temáticas, workshops, oficinas e uma noite cultural, tipicamente nordestina. Dentre os assuntos das mesas temáticas, oficinas e workshops destacam-se: “Violência contra a criança e a mulher”; “A problemática do uso de drogas para a sociedade”; “Promoção da cultura de paz”, “Evangelização nas redes sociais”; “O Sonho: Universidades Renovadas!”; “Profissionais do Reino: anunciando a Palavra de Deus no mundo do trabalho”; “Grupo de Oração Universitário (GOU): lugar da graça!”e muito mais.

Estarão presentes ao evento dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió; dom Valério Breda, bispo de Penedo; e dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Palmeira dos Índios; Côn. Walfran Fonseca, diretor espiritual do MUR-Alagoas; Fernando Galvani, precursor do MUR-Brasil; Felippe Nery, coordenador nacional do MUR-Brasil; Witamar Agostinho, coordenador regional do MUR-Nordeste; João Paulo Silva, coordenador do Grupo de Profissionais e Partilha do Nordeste; Ana Dayse Rezende Dorea, reitora da Ufal; professor Gerson Odilon; professor Luiz Carlos Santo; dentre muitas outras lideranças religiosas e profissionais.

Nossa Universidade Federal de Alagoas, instituição que em janeiro de 2011 completou 50 anos de fundação, tem a honra de em seu cinquentenário sediar o Encontro Regional Universidades Renovadas do Nordeste (ERUR-NE), Encontro realizado com brilho pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR) pertencente à Renovação Carismática Católica (RCC)”, declara a reitora Ana Dayse Dorea, ressaltando o importante papel dos movimentos cristãos na universidade. “Em tempos conturbados como os atuais, reveste-se de caráter especialíssimo a Universidade Brasileira se abrir para a promoção da temática primordial da Fé, da oração e da reflexão sobre o ideal do bem comum e do amor imensurável inerente à Cristandade”, finaliza.