Médica do HU apresenta pesquisa em Conferência de Pediatria na China


22/06/2011 11h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
A pediatra Adélia Pedrosa tem com objetivo reduzir os gasots e transtornos para os bebês

A pediatra Adélia Pedrosa tem com objetivo reduzir os gasots e transtornos para os bebês

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Para promover o intercâmbio internacional e contribuir para o progresso no campo da Medicina Pediátrica, será realizada a edição 2011 da Conferência Internacional de Pediatria, na Mongólia, China, de 3 a 5 de agosto. Na oportunidade, a médica do Hospital Universitário, Linda Adélia Pedrosa, apresentará aos pediatras de vários países o artigo “Qualidade dos dados sobre óbitos neonatais precoces”.

Segundo a pesquisadora, o trabalho teve como objetivo alertar para a importância do preenchimento correto e completo da Declaração de Óbito (DO). “O artigo contribuiu para que o Sistema de Informação desse mais atenção às DOs e aos cuidados com a mãe durante o pré-natal, já que muitas crianças falecem por falhas nesse período”, ressalta a médica.

Adélia Pedrosa explica ainda que o índice de mortalidade em Alagoas, informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é alto, porém mal informado, pelas falhas nas DOs. “Acredito que a China tenha os mesmos problemas que os nossos. Por isso, espero que essa pesquisa possa contribuir para o preenchimento desse documento oficial e, assim, reduzir os gastos e transtornos para o bebê”, incentiva Linda Pedrosa.

O artigo foi escrito em 2007 e trabalhou as informações de 289 casos de óbitos ocorridos entre 2001 e 2002, em Maceió. A médica pegou os dados dos prontuários da mãe e do bebê e elaborou uma nova DO. “Comparei a minha com as que foram preenchidas pelo Sistema de Informações, e percebi que havia distorções e outras faltavam até mesmo as informações básicas como sexo e peso do bebê”, argumenta.

A conferência é uma organizada pelo presidente-executivo da EPS Hohhot Conferência Internacional de Pediatria 2011, Yao Lu. Participam do evento especialistas mundiais, que apresentarão informações sobre os últimos desenvolvimentos na investigação fundamental e clínica em Medicina Pediátrica.