Instituto de Química e Biotecnologia comemora o Dia do Químico

14/06/2011 12h20 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Hoje a Química é uma ciência multidisciplinar e o seu conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de um país. A profissão de Químico foi regulamentada em 1934, através do Decreto nº 24.693, que procurou definir algumas atividades dos Profissionais da Química. O feito maior foi o reconhecimento da classe no dia 18 de junho do ano de 1956, em que foi assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek a Lei N° 2.800, que criou o Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química, passando essa data ser comemorada como o Dia do Químico.

É em comemoração a esse dia que o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) programou um evento, que oferece à comunidade acadêmica quatro oficinas e duas palestras nos dias os dias 16, das 8h às 22h, e 17 de junho, das 9h30 às 20h, no auditório da Biblioteca Central.

A primeira oficina, “Purificação e Caracterização de Proteínas”, será ministrada pelo professor Hugo Pereiraa partir das 8h. As 14h, o professor Elton Casado ministrará a oficina “Ferramentas Tecnológicas no ensino de Química” e ao mesmo temo o professor Ricardo Portorealiza a oficina “Síntese Orgânica na academia e na indústria”. Durante o período da noite, a partir das 19h o “Ensino de Química com material de baixo custo” é tema da oficina com os professores Josué Carinhanha e Isis Figueiredo.

As palestras, que ocorrem na sexta-feira, 17,  abordarão A Formação do Professor Pesquisador no Ensino Médio” e as “Trajetórias e oportunidades tecnológicas da agroindústria sucroenergética”, com os professores Tânia Piatti e Francisco Rosário, respectivamente. Também na sexta-feira, ocorre apresentação de duas peças teatrais: "O castelo do conhecimento, as 15h, e "A química no passado, presente e futuro", a partir das 18:30h.

As inscrições ocorrem na secretaria do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Confira a programação completa em anexo.