Inscrições abertas para o Prêmio Lego de Literatura 2011


21/06/2011 12h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Os interessados podem inscrever, no máximo, uma obra por categoria: conto, crônica, poesia e romance

Os interessados podem inscrever, no máximo, uma obra por categoria: conto, crônica, poesia e romance

As inscrições para o Prêmio Lego de Literatura 2011 estão abertas até o dia 15 de agosto, com quatro categorias: conto, crônica, poesia e romance. A edição ano 2011 do prêmio é fruto de parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal), Edufal, e a Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal), através de sua editora, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na secretaria da Fale, no Campus Maceió.

Poderão concorrer obras escritas em língua portuguesa por alagoanos ou radicados no Estado, desde que inéditas. Cada autor poderá inscrever, no máximo, uma obra por categoria. Para participar do prêmio, basta encaminhar três cópias impressas da obra, dados e documentos do autor para a Secretaria da Fale/Ufal. No caso de escritores menores de 18 anos, deverá ser apresentada autorização de participação no prêmio concedida pelos responsáveis legais.

Todas as obras que estejam de acordo com as normas do edital serão analisadas por Comissão Julgadora composta por escritores ou especialistas em literatura, todos indicados pela Comissão Organizadora. O anúncio dos vencedores deverá ser feito durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em outubro deste ano. As obras selecionadas serão impressas e cada um dos autores receberá 300 cópias de sua obra. A divulgação e o lançamento dos livros serão organizados pelas instituições promotoras.

O prêmio tem como objetivo o fomento e a divulgação da produção literária alagoana, além de ser um incentivo à leitura de autores da terra. O edital está disponível no site da Edufal. Mais informações através do telefone (82) 3214-1332.

Trajetória

A primeira edição do Prêmio Lego de Literatura foi realizada em 2007, com a publicação de quatro títulos: Retráteis, de Tázio Zambi (contos), a morte de paula d., de Brisa Paim (romance); Os moinhos, de Milton Rosendo (poesia) e Coletânea de peças infanto-juvenis, de Francisco Malaquias (teatro). A segunda edição, cujo edital foi lançado em 2009, teve 61 obras inscritas. As escolhidas foram Diabolô, de Nilton Resende (contos), Baroque.doc, de Ari Denisson (poesia) e Pelos engenhos, de Rosival Lourenço da Silva (romance). O lançamento das obras está previsto para acontecer durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em outubro.

Uma prova do reconhecimento e da importância do Prêmio Lego aconteceu no ano passado, durante a realização do Prêmio São Paulo de Literatura. O romance a morte de paula d. foi finalista do prêmio, considerado o mais importante concurso literário do Brasil.

Para o presidente da comissão organizadora desta edição, profº Marcus Vinícius Matias, “a realização desse prêmio de literatura é uma entre várias atitudes que podemos tomar para o incentivo e desenvolvimento da produção cultural em Alagoas, assim como para a valorização das histórias de seu povo”.