Estudantes plantam árvores medicinais para futuras pesquisas

15/06/2011 15h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Flávia Moura, professora de Botânica, dá exemplo de preservação ambiental

Madalena Fernandes e Wallace Silva - estudantes de Jornalismo

O Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia foi comemorado no dia 5 de junho, porém mais uma ação foi realizada pela sua preservação. 25 árvores da Mata Atlântica e da Caatinga foram plantadas pelos alunos que estão estudando a disciplina “Botânica aplicada à Farmácia”, no jardim da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar).

A atividade impulsionada pela professora e diretora do Arboretum, Flávia Moura, teve como objetivo tornar conhecidas espécies medicinais alagoanas. “As plantas nativas não são muito conhecidas e nesse momento os alunos entram em contato com o Angico que serve para cicatrização e o Juazeiro que é utilizado na fabricação de cosmético e tem propriedades antissépticas, entre outros”, informa a professora.

As mudas foram produzidas no Arboretum de Alagoas, um espaço dentro do Campus Maceió que desenvolve estudos, experimentos e ações voltadas à preservação e recuperação do meio ambiente. “É a partir das mudas plantadas que extrairemos o princípio ativo que servirá de testes em nossas pesquisas, podendo revelar novas funções medicinais”, esclarece a estudante Camila Rocha.

O profissional em Farmácia atua na área de saúde prevenindo doenças e desenvolvendo pesquisas para o restabelecimento do bem-estar humano. Na disciplina de Botânica, os estudantes aprendem, dentre outros objetivos, a identificar e utilizar as plantas medicinais. “É uma experiência muito importante para nosso crescimento pessoal e acadêmico, afinal estamos ajudando na preservação do meio ambiente e realizando pesquisas científicas”, declara Lívia Pacheco, entusiasmada com a ação.