Curso de Engenharia Civil completa 56 anos como destaque em ensino no Brasil

22/06/2011 10h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Bolo comemorativo dos 56 anos do curso

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

O Curso de Engenharia Civil comemorou com alunos e professores a passagem pelos 56 anos de existência, no mês de maio. Mas o curso não tem só a data de aniversário para celebrar. Recentemente o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a lista das 100 melhores instituições que oferecem cursos de Engenharia Civil no Brasil e o curso da Ufal alcançou a 9ª posição.

Para Karoline Alves, coordenadora do curso, o reconhecimento nacional se deve a busca contínua pela qualidade e melhoria no ensino. “E também pela preocupação que temos com a infraestrutura, especialmente com os laboratórios para as aulas práticas e o número de professores com titulação”, expõe a coordenadora.

Ainda segundo a coordenadora, no curso de Engenharia Civil os professores acompanham os alunos desde o seu ingresso, motivando-os e fazendo com que eles também busquem a qualidade em suas ações, comprometendo-se com o curso. “Nós professores nos sentimos satisfeitos pelo reconhecimento, o qual demonstra que o que é transmitido para o aluno é entendido, fazendo-o responder positivamente. Colhemos o fruto do nosso trabalho”, diz Karoline Alves.

Depois de formados, grande parte dos engenheiros civis tem procurado a carreira acadêmica, sendo encaminhados diretamente para o Mestrado na própria universidade. Outros chegam a ser contratados antes mesmo de se formar devido à grande demanda na sociedade.

Ao prestar vestibular, o estudante do curso de Engenharia Civil, Revellys Cavalcante - que tem mais dois irmãos estudando na mesma área, sendo um deles já mestrando -, tinha uma visão limitada a respeito da atuação do engenheiro, sabia apenas que atuava na área de construções. “Mas aqui na universidade vi que é uma área bastante abrangente, desde a grade curricular, e vai além com a estrutura dos laboratórios, como os de Hidráulica, Geologia, Solos etc”, destaca o estudante. Segundo Revellys Cavalcante, o curso se diferencia pelos grupos de pesquisa como o Programa de Educação Tutorial (PET), o Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) e o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).

“Como o curso é reconhecido em nível nacional, o aluno da Ufal recebe tratamento diferenciado aonde se apresenta e isso nos incentiva a contribuir para que o curso continue a ser motivo de orgulho”, assegura o futuro engenheiro civil.

Avaliação

Segundo a coordenadora Karoline Alves, a classificação se deu a partir do Índice Geral de Cursos (IGC 2009), obtido por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) emitido pelo Inep, em função dos resultados das avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorridas no período de 2007 a 2009.

“Para o cálculo desse conceito são considerados aspectos como titulação e regime de trabalho dos docentes, infraestrutura, organização pedagógica e conceito do Enade”, informa Karoline. O conceito obtido pelo curso no Enade, ocorrido em 2008, foi 5 (pontuação máxima) naquela ocasião. A coordenadora acrescenta ainda que no cálculo do CPC foi obtida a pontuação 3,869, o que representa a melhor pontuação dentre os cursos da Ufal avaliados no triênio considerado. Esse resultado colocou o curso entre os 10 melhores e ainda o melhor do Norte e Nordeste.