Cooperação internacional traz alunos norte-americanos para a Ufal

09/06/2011 09h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Reunião no Gabinete da reitora com os estudantes americanos

Diana Monteiro – jornalista

Dentro das ações de cooperação internacional, estão na Universidade Federal de Alagoas, até a primeira quinzena do mês de julho, cinco alunos da Universidade do Estado de New York, participando de atividades científicas e tecnológicas nas áreas de Meteorologia, Química e Física.

A vinda dos jovens norte-americanos tem financiamento do Programa Santander Universidades, que trouxe para  o Brasil quinze alunos da Universidade de New York para uma nova iniciativa denominada Globo Laboratory. Além da Ufal, foram contempladas as Universidades Federais da Paraíba e do Mato Grosso do Sul. Na Paraíba, estão seis alunos participando de ações em diversas áreas; e em Campo Grande quatro alunos estão integrados em projetos de  ciência e tecnologia.

Os alunos intercambistas foram recebidos pela reitora Ana Dayse Dorea  em seu gabinete. Na oportunidade, eles estavam acompanhados da professora Cleane Medeiros, que é brasileira, mas radicada nos Estados Unidos e integrante do corpo docente da Universidade do Estado de New York, onde desempenha  atividades  nas  áreas de Química e Biologia.

A reitora Ana Dayse Dorea frisou a importância da cooperação internacional e do salto que a Universidade Federal de Alagoas vem dando nessa área. “A Ufal deu um salto. Precisa subir a escada toda”, disse a reitora ressaltando a transformação que as universidades vêm vivenciando com essas ações. Destacou também o Programa de Cooperação Internacional Top China, em pleno desenvolvimento na  Ufal.

Participaram da reunião o assessor de Cooperação Internacional, Niraldo Farias; o professor Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat); e o professor Mário Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Os alunos Ariel Powers e Brian West estão no Icat, sob a coordenação do professor Humberto Barbosa; Shirley Peng e Mei Shen, no IQB, com o professor Mário Meneghetti; e Earl Bellinger no Instituto de Física, com o professor Francisco Fidelis.