Últimos dias de inscrição para o Top China. Aproveite!

03/05/2011 12h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Alunos e professores podem se inscrever no Programa até o dia 8 de maio nas coordenações de curso

Últimos dias de inscrições para a 3ª edição do Programa Top China, do Santander Universidades. O programa de mobilidade internacional tem o objetivo de potencializar, entre Brasil e China, a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de professores e alunos das Instituições de Ensino Superior. Até o dia 4 de maio, a Ufal já contabilizava 67 inscrições.

Serão disponibilizadas cinco bolsas na Ufal, sendo quatro para alunos e uma para docente, todos com fluência em inglês, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Ciências Sociais, Meteorologia e Economia. A participação dos alunos e do docente no Curso sobre Meio Ambiente, Urbanismo e Sociologia sob a perspectiva da Sustentabilidade na Universidade de Shanghai Jiao Tong e Pequim será no período de 8 a 28 de julho. Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa Top China oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante.

Inscrições e seleção

O formulário de inscrição para o Top China Santander se encontra no site. Após preencher esse formulário, o candidato deve imprimi-lo e entregá-lo na coordenação do curso até o dia 8 de maio. Além disso, o aluno precisa também apresentar um documento de comprovação de fluência na língua inglesa, histórico analítico escolar de graduação (assinado pelo DRCA), comprovante de matrícula, curriculum lates, cópia do RG, CPF e Passaporte com data válida para 2011. Já o professor deve também apresentar à coordenação do curso uma proposta de minicurso sobre uma temática a ser ministrada nas universidades chinesas, acerca do meio ambiente, sob a perspectiva da sustentabilidade.

A primeira etapa de seleção ocorrerá na coordenação de cada curso, que deverá escolher dois alunos e um docente, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital, e entregar pessoalmente dossiê protocolado à Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), na Vice-reitoria, até o dia 17 de maio, às 18h. A etapa seguinte será executada na ASI e será composta por uma entrevista em inglês com os candidatos, no dia 18 de maio, e uma entrevista final no dia 19 de maio. O resultado final será publicado no Portal da Ufal e no site da Assessoria de Intercâmbio no dia 20 de maio.