Ufal esclarece processo seletivo do Enem

As vagas de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas serão preenchidas, a partir deste ano, através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mas a forma como o processo seletivo será realizado tem gerado dúvidas em pais, alunos e instituições de ensino. Para esclarecê-las, o presidente do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps) da Ufal, José Carlos de Almeida, tem visitado algumas escolas.

05/05/2011 11h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Prof. José Carlos Almeida, presidente do Neps, antiga Copeve, tem visitado escolas para esclarecer dúvidas sobre o Enem

Jhonathan Pino – jornalista

Nessas visitas, o professor informa que, apesar do Enem ainda não ter publicado o Edital, a prova que servirá de acesso para a entrada dos alunos da Ufal em 2012 deverá ser realizada no final de outubro de 2011. “A partir deste ano, o aluno fará a prova do Enem e depois, no mês de janeiro, fará inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU)”, esclarece José Carlos Almeida.

Através do SiSU, será possível aos estudantes acompanhar a atualização ponto de cota de sua nota e verificar as possibilidades de quais cursos ele tem potencial de ser aprovado. “As inscrições para as universidades que aderiram ao Enem serão feitas todas no mesmo período, porém, ao contrário dos anos anteriores, onde o aluno podia escolher até três cursos, neste ano o candidato escolhe apenas duas opções de cursos de duas universidades diferentes ou da mesma universidade”, explica o professor.

Os candidatos ao curso de Música da Ufal também devem fazer a prova do Enem, porém o processo seletivo da Ufal para este curso será diferenciado. “Esses alunos também devem se inscrever no processo seletivo da Copeve para fazer a prova de habilidades do curso; caso ele não consiga êxito, o aluno poderá se inscrever no SiSU juntamente com os outros alunos”, ressalta  José Carlos. Esse diferencial para os alunos de Música se deve a não contemplação de provas práticas no processo seletivo do Enem.

O Enem deverá gerar uma economia de R$ 2 milhões nos custos do processo seletivo da Ufal, que também não será responsável pelo processamento de dados dos candidatos. Porém, segundo José Carlos, há sinalização para que as próprias universidades sejam responsáveis pela logística da aplicação destas provas.

Vantagens do Enem

Para o Pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, o Enem apresenta importantes vantagens em relação a outros processos seletivos: mobilidade estudantil, transdiciplinaridade e maior alcance de municípios onde as provas são realizadas.

“Um candidato ao curso de Medicina poderá fazer a prova em Alagoas e ser selecionado na Universidade de São Paulo (USP), conforme sua opção de inscrição. Caso o aluno seja selecionado para outro Estado e comprove ter vulnerabilidade social, o Governo Federal garantirá sua permanência, através de programas em pleno funcionamento no país para essa finalidade”, informa.

“Além disso, o sistema foi projetado para induzir os conteúdos curriculares do ensino médio, deixando de privilegiar, apenas, a formação conteudística e trazendo elementos na avaliação das habilidades e competências que são desejadas no sujeito do processo de aprendizagem, que é o aluno, evitando assim a famosa ‘decoreba’. Também com a adoção do Enem as provas da Ufal, que no PSS já eram feitas em alguns municípios, poderão ser ampliadas em até três vezes mais, havendo a chance de realização das provas nas cidades de origem dos concorrentes, já que a maioria dos concluintes do ensino médio está no interior”, finaliza o professor Anderson Dantas.