Resultado do Concurso do Hino, palestras sobre Empreendedorismo, colóquios e outros eventos. Confira!


02/05/2011 10h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Resultado do Concurso do Hino da Ufal

Em comemoração ao cinquentenário da instituição, foi lançado, no dia 25 de janeiro, o concurso do Hino Oficial da Ufal. O vencedor do edital é Jaime Evaristo dos Santos, que teve a sua composição avaliada por cinco profissionais das áreas de Música, Literatura e Canto. De acordo com a comissão julgadora, sua composição expressa a trajetória dos 50 anos da universidade e seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão.  O vencedor ganhará um notebook e receberá um certificado de 1º colocado no concurso. Em breve, a letra do hino será divulgada.

Programa Top China

Últimos dias de inscrições para 3ª edição do Programa Top China, do Santander Universidades. O programa de mobilidade internacional tem o objetivo de potencializar, entre Brasil e China, a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de professores e alunos das Instituições de Ensino Superior. A participação dos alunos e do docente no Curso sobre Meio Ambiente, Urbanismo e Sociologia sob a perspectiva da Sustentabilidade na Universidade de Shanghai Jiao Tong e Pequim será no período de 8 a 28 de julho. O formulário de inscrição para o Top China Santander se encontra no site. Após preencher esse formulário, o candidato deve imprimi-lo e entregá-lo na coordenação do curso até o dia 8 de maio. Leia mais.

Oficina de confecção de instrumentos

A Escola Técnica de Artes está com inscrições abertas até o dia 5 de maio para a oficina de confecção de instrumentos – alfaias e xequerês. Com duração de um mês, a partir do dia 6 de maio, a oficina será ministrada pelo prof. Wilson Santos. Duas opções de turmas são oferecidas: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem procurar a secretaria da ETA, localizada na praça Sinimbu.

Ciclo de palestras sobre Empreendendorismo

As incubadoras de empresas da Ufal lançam o 1° Ciclo do Programa de Empreendedorismo da UFAL, que será realizado nos dias 6, 12 e 20 de maio, das 14h às 17h, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). O objetivo do ciclo é dar à comunidade acadêmica e demais interessados uma visão geral do Programa de Empreendedorismo da Ufal, seus componentes e parceiros em Alagoas, bem como incentivar o empreendedorismo e inovação nos participantes, mostrando, com casos reais, empresas que possuem ideias inovadoras e que buscaram o Programa de Empreendedorismo da Universidade como forma de apoio e desenvolvimento dessas ideias. Durante o ciclo, haverá a apresentação das incubadoras da Ufal, do NIT, do movimento das empresas juniores de Alagoas, SEBRAE/AL, SECTI/AL e muito mais. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Colóquio de Física

O Instituto de Física da Ufal promove no próximo dia 6 de maio, às 14h, o colóquio intitulado “A Rede Metrológica de Alagoas e seu papel nos segmentos produtivos do Estado de Alagoas”, com a participação da secretária executiva da Rede Metrológica de Alagoas, Norma Acioli Marinho. O evento será realizado no auditório do IF, no Campus Maceió. Mais informações através do e-mail cjacinto@if.ufal.br.

Colóquio de Química

Nesta sexta-feira, 6, o professor Valder Nogueira Freire, da Universidade Federal do Ceará, ministrará um colóquio multidisciplinar intitulado “Fundamentos da Bioquímica Quântica e Protocolo de sua Aplicação na Farmácia e Medicina: Neurotransmissores Dopaminérgicos,  Aspirina, Estatinas, e Placas Amilóides na Doença de Alzheimer”.  O evento é aberto a todos os interessados e será realizado no auditório do Instituto de Física, às 10h.

Projeto Práticas Sutis

O projeto Práticas Sutis: Conscientização e Sensibilização Corporal já retomou suas atividades, ocorrendo todas as sextas-feiras, das 16h30 às 17h30. Os interessados devem se inscrever na coordenação do curso de Educação Física do Campus Maceió.

Vacinação contra gripe

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes participa mais uma vez da Campanha Nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1N1. Realizada de 25 de abril a 13 de maio, a 13ª edição da campanha irá imunizar idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, e profissionais da saúde, que, segundo estudos epidemiológicos, são os grupos mais suscetíveis à contaminação. Para ser imunizado, basta comparecer ao HU no período divulgado, munido de cartão de vacina. Segundo Terezinha, quem não tiver o cartão, poderá fazê-lo na hora.  Além de proteger a população da gripe e suas complicações, a campanha contra Influenza contribui ainda para a redução nas internações hospitalares, óbitos e gastos com medicação para tratamento de infecções secundárias.

Prêmio Octávio Brandão

A 8ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) em parceria com a Braskem e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, vai premiar os autores das melhores reportagens sobre o meio ambiente produzidas e veiculadas nos meios de comunicação do Estado, no período de abril de 2010 a março de 2011. Além de contemplar as categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Imagem, Telejornalismo e Estudante, este ano será reativada a categoria Reportagem Cinematográfica e introduzida a categoria Webjornalismo. Os jornalistas interessados em participar do Prêmio têm até o dia 7 de maio para inscrever os trabalhos. Reportagens podem ser produzidas e veiculadas até o dia 31 de março. Cada profissional pode concorrer, no máximo, com quatro matérias.

I Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fundepes realiza I Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), entre os dias 9 e 11 de maio, no Memorial do HU. A Sipat tem por objetivo a divulgação, orientação, promoção e conscientização da prevenção de acidentes, segurança, integridade física e saúde. O evento é aberto ao público, e contará com palestras de renomados profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho. Confira a programação completa em anexo.

CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis 2011

Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público. As inscrições para a 31º edição do Prêmio estão abertas até o dia 20 de maio. Em 2011, a categoria é Jornalismo Científico, que premiará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa. Leia mais.

Prêmio Profª Theresa Pacheco

O Instituto Geraldo Leite, a Fundação José Silveira e o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues promovem o Prêmio Profª Maria Theresa Pacheco, destinado a homenagear a sua memória e incentivar o desenvolvimento da pesquisa. O Prêmio tem por objetivo estimular o desenvolvimento científico entre profissionais das áreas médica e jurídica, e a estudantes do último semestre do curso de Medicina ou de Direito. O vencedor do prêmio será contemplado com uma medalha Profa. Maria Theresa Pacheco, além da importância de dez mil reais. As inscrições e as entregas dos trabalhos foram prorrogadas até o dia 30 de junho. O regulamento e a ficha de inscrição do Prêmio estão disponíveis para consulta nos sites da Fundação José Silveira e do Instituto Geraldo Leite. Mais informações através do e-mail centrodepesquisa@fjs.org.br.