Escolas do Agreste participam da Olimpíada Alagoana de Química

O interior de Alagoas viveu recentemente, pela primeira vez, a etapa estadual da Olimpíada Alagoana de Química, promovida pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química. A seleção local tem a coordenação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió, contou com a participação de cerca de 400 alunos de escolas públicas e privadas do município de Arapiraca e cidades vizinhas, e foi realizada em parceria com o Campus Arapiraca, através do Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Química.

02/05/2011 11h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Integrantes do PET-Química do Campus Arapiraca desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão

Diana Monteiro – jornalista

Ao falar sobre a parceria para realização do evento, o professor Vinícius Del Colle, tutor do PET de Química do Campus Arapiraca, ressaltou a importância da interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade local em prol da ciência e da tecnologia, e do papel que o primeiro Campus da Universidade Federal de Alagoas no interior representa para o desenvolvimento social e econômico da região Agreste.

Citando indicadores sociais negativos que mantêm Alagoas em destaque nacional, e falando da liderança do Estado quanto ao índice de analfabetismo do país, Vinícius Del Colle destacou que essa realidade reflete diretamente na formação e qualificação de recursos humanos no sistema educacional para o ensino fundamental e médio do Estado.

“Vivemos num estado onde a educação é marginalizada, é alto o índice de miserabilidade e que também apresenta baixa qualidade e carência de professores com habilitações específicas em diferentes áreas do conhecimento, especialmente no ensino de Ciências Exatas. Nesse contexto, o PET de Química, através de suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão tem atuado como disseminador da informação, da ciência e da tecnologia pelo interior de Alagoas estreitando os laços com a sociedade”, frisa Vinícius.

Aprendizado

Implantado em dezembro de 2010, o PET-Química do Campus Arapiraca tem centrado suas pesquisas nas áreas de Química Orgânica, Eletroquímica, Analítica, Catálise e Química Teórica. Quanto ao ensino, o Programa tem programado para 2011 a realização das seguintes atividades: curso de nivelamento para recém-ingressos na universidade; seminários individuais e de grupos sobre diversas temáticas; ciclo de palestras objetivando aproximar a química do cotidiano aos alunos do ensino médio; programa de apoio aos estudantes participantes da Olimpíada Brasileira de Química Júnior; e minicurso de Normas de Segurança para graduandos, com aulas práticas.

O professor Vinícius Del Colle complementa que na área de extensão, além da divulgação e apoio às Olimpíadas de Química junto às escolas das redes de ensino pública e privada, a ação se estenderá à realização de Feiras de Ciências objetivando motivar e despertar o interesse dos alunos dos níveis fundamental e médio para a divulgação da ciência de forma geral. “Os alunos do Programa se destacam pela dedicação aos estudos e pela interação no trabalho em grupo e nas atividades extracurriculares. Isso é bastante positivo para a formação acadêmica e global, tanto para a integração no mercado profissional, como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação”, diz o tutor.

Ele destaca ainda a dedicação do corpo docente na formação acadêmica dos futuros profissionais da área e enfatiza que o curso de Química tem trabalhado bastante para dar um suporte adequado e merecido aos seus alunos. ”Temos docentes com bolsa Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, docentes que já atuam no Programa de Pós-graduação da Ufal, orientando alunos de Mestrado provenientes do Campus Arapiraca, professores que foram contemplados recentemente com oito bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docente (Pibid), além de aprovação de bolsas na área de extensão e de iniciação científica”, complementa Vinícius Del Colle.

Avaliação Satisfatória

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Química do Campus Arapiraca se agrega às diversas ações implementadas para a construção de um curso de qualidade. Recentemente avaliado pelo Inep, o curso de Química obteve Conceito 3, o que resultou em Avaliação Satisfatória, demonstrando assim o esforço e o compromisso do seu corpo docente com a formação acadêmica dos alunos e a qualificação de recursos humanos na área.

O coordenador do curso Wander Botero reforça que o Conceito 3 mostra o empenho do corpo docente e identifica as qualidades e as deficiências do curso. “Já temos um plano de ação junto à gestão da Ufal e direção do Campus Arapiraca visando o fortalecimento do curso, o que refletirá, sem dúvida, nas futuras avaliações, pois a busca pelo Conceito máximo (5) é diária”, enfatiza.

Wander Botero também destaca que, mesmo diante das dificuldades ainda não superadas, a comunidade acadêmica do curso de Química vem desenvolvendo as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e formando profissionais da melhor maneira possível. “Entre os resultados positivos estão a conquista do primeiro grupo do PET-Química do Estado e dois alunos inseridos em cursos de Mestrado na Ufal e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)”, destaca o professor.