Decididos locais de votação para a escolha de Reitor

- Atualizado em
Comissão reunida na Secs | nothing
Comissão reunida na Secs

Em reunião da Comissão Eleitoral da Consulta à Comunidade Universitária, para a escolha do próximo Reitor da Ufal, foram tomadas algumas decisões referentes ao uso e distribuição das urnas para a votação de estudantes e servidores. Na quarta-feira, 8 de junho, 34 urnas para os discentes e 17 urnas para servidores serão utilizadas.

Conforme Ailton Galvão, representante da comissão, as urnas foram distribuídas para que cada uma concentrasse uma média de 800 eleitores; mas para os servidores, o número de votantes varia conforme a unidade. Ao todo, 26 mil estudantes e quase três mil servidores eleitores podem escolher entre os três candidatos: Valéria Correia, chapa 01, Paulo Vanderlei, chapa 02 e Eurico Lôbo, chapa 03.

O Hospital Universitário concentrará a seção de maior número de técnicos, com 636 eleitores; seguido pela Reitoria com 237 votantes. Os servidores desses locais devem votar no Hall do HU e no Ginásio de esportes respectivamente.

A sala 101 da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) receberá o maior número de professores: serão 259 docentes das faculdades de Medicina, Odontologia e Nutrição, além dos professores do próprio Esenfar. No interior, o Campus Arapiraca tem o maior número de votantes: são 129 professores e 47 técnicos que votarão no Auditório da sede.

Os estudantes de Ensino a Distância (EaD) devem votar nas cidades mais próximas de seu polos: os estudantes dos polos Porto calvo, São José da Laje e Maragogi, no Campus A. C. Simões; os alunos de Piranhas, em Delmiro Gouveia; os alunos de Olho D’água das Flores, na Unidade de Santana do Ipanema; e para os alunos dos polos de EaD cujas cidades têm cursos presenciais da Ufal, como é o caso de Maceió, Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema,  votam em suas próprias cidades. Veja onde você irá votar no documento anexo abaixo.

Serão utilizadas urnas de lona

Apesar da Comissão Eleitoral ter solicitado urnas eletrônicas para o andamento mais seguro e rápido das votações, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TER-AL) indeferiu o pedido justificando que devido ao treinamento realizado entre seus servidores para a revisão do uso biométrico das urnas, torna-se inviável a utilização das urnas pedidas. A comissão, então, solicitou a cessão das urnas de lona.

A Comissão Eleitoral convida os técnicos e estudantes para trabalharem como mesário no dia da votação, quarta-feira, 8 de junho. Os voluntários vão trabalhar seis horas no turno que escolherem e terão direito a folga de um turno do setor de trabalho. No caso dos estudantes, estes ainda podem contar carga horária para as horas flexivas do curso. Os interessados devem se inscrever na Secretaria da sala dos Conselhos Superiores (Secs), no prédio da Reitoria.