Vacinação, espirometria e prevenção de acidentes no HU


25/04/2011 10h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Além de atender a 100% dos funcionários do HU, a campanha de vacinação atenderá a população de 25 de abril a 13 de maio

Além de atender a 100% dos funcionários do HU, a campanha de vacinação atenderá a população de 25 de abril a 13 de maio

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes participa mais uma vez da Campanha Nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1N1. Realizada de 25 de abril a 13 de maio, a 13ª edição da campanha irá imunizar idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, e profissionais da saúde, que, segundo estudos epidemiológicos, são os grupos mais suscetíveis à contaminação.

De acordo com Terezinha Barbosa, chefe de enfermagem do ambulatório de Assistência à Criança, a meta é realizar a cobertura vacinal em 100% dos profissionais do HU e, segundo ela, o estoque estará sempre abastecido para atender também a população durante o período de vacinação. Para a realização da campanha, enfermeiras do hospital passaram por um curso de capacitação oferecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), através da Secretaria Municipal da Saúde. 

Para ser imunizado, basta comparecer ao HU no período divulgado, munido de cartão de vacina. Segundo Terezinha, quem não tiver o cartão, poderá fazê-lo na hora.  Além de proteger a população da gripe e suas complicações, a campanha contra Influenza contribui ainda para a redução nas internações hospitalares, óbitos e gastos com medicação para tratamento de infecções secundárias.

A Campanha é de iniciativa do Ministério da Saúde e terá o dia 30 de abril como o “Dia D” para incentivar a população a comparecer aos postos de imunização espalhados por todo o Estado.

Exame de espirometria

O Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Universitário ampliou a oferta do exame de espirometria para os usuários do SUS em função da crescente demanda. Desde que foi implantado no hospital, em 2007, o exame tem uma procura significativa, já que é essencial para o manejo dos pacientes com doenças pulmonares ou naqueles com fatores de risco de desenvolvimento de disfunção respiratória.

O exame era realizado apenas no primeiro horário, mas em março passou a ser executado de manhã (8h às 12h) e a tarde (13h às 16h) pela técnica de espirometria Gersina Aguiar. Ela informa que a marcação da espirometria é feita todas as 2ª, 3ª e 5ª, das 8 às 10 horas, no ambulatório II, ao lado da sala 55, onde o exame é realizado.

A espirometria permite medir o fluxo de ar nas vias respiratórias ou brônquios, medindo a capacidade pulmonar. É um instrumento eficaz de diagnóstico de patologias como DPOC e doenças intersticiais. O exame também é solicitado para avaliação pré-operatória, para fornecer informações que podem evitar complicações no pós-operatório, independentemente do tipo de cirurgia, além de evidenciar problemas em outras áreas, como doenças reumáticas que afetam o pulmão ou em doenças cardiovasculares.

A Direção Geral do HU também ampliou a equipe médica do Laboratório de Função Pulmonar com a aquisição da Dra. Katarina Vidal, especialista no atendimento pediátrico.

I Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fundepes realiza I Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), entre os dias 9 e 11 de maio, no Memorial do HU.

A Sipat tem por objetivo a divulgação, orientação, promoção e conscientização da prevenção de acidentes, segurança, integridade física e saúde. O evento é aberto ao público, e contará com palestras de renomados profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho. Confira a programação completa em anexo.